domingo, 17 de maio de 2009

Estórias da minha Terra - 14 -

vintena de Jovens de mais de dez Países passaram cá um ano ajudando a animar o dinamismo Juvenil, por via da Esdime, que, entretanto, passou a ter Instalações próprias em Ferreira do Alentejo( Casa do S@ber Mais) e em Castro Verde( Centro de Recursos).

Ao nível social, a vida na Freguesia manteve-se estabilizada, com uma retracção nos consumos de lazer e convívio, o que não impede uma actividade social activa nas rotinas da vida.
Estamos no hoje. A vida continua a rodar, com desafios por vencer, e com uma estabilidade razoável na vida do dia a dia, confrontados com a necessidade da Valorização da Vila e Freguesia, num ano cheio de Eleições, nomeadamente ao nível da Câmara e da Junta. Agora é VIVER!




6.Em jeito de CONCLUSÃO

Chegado a este ponto sou obrigado a reconhecer que diversos foram os erros e omissões que terei cometido, possivelmente sobre assuntos importantes. Obviamente que foram involuntários e que os pontos de vista explanados são discutíveis e sujeitos a novas interpretações.
Todavia, não ficaria de bem comigo, se não tentasse fazer uma Síntese sobre estes alucinantes cinquenta longos anos; é tarefa arriscada, mas é uma Prática que tenho seguido ao longo da vida, porque só no risco descobriremos a direcção a seguir! Vamos, então, à síntese possível.

Estes cinquenta anos tiveram várias etapas, em que, em cada uma, sobressai Factos Relevantes. A primeira etapa, é marcada pela Mecanização Agrícola, que levou á pobreza, ao abandono da sua Terra e à procura de que soluções de trabalho aparecessem. A segunda, é marcada pela criação da FORMA, fábrica que durante vinte anos assegurou dezenas de trabalhadores, tendo chegado a perto da centena. A terceira, prende-se com uma Junta de Freguesia que se assumiu como Empresa de Obras Públicas na Zona, com o assegurar de várias dezenas de postos de trabalho. A terceira, tem a ver com o 25 de Abril que alterou marcadamente a Sociedade Messejanense e trouxe novos poderes à frente da Comunidade. A quarta, prende-se com o PROJECTO de Desenvolvimento, que criou a Esdime e mudou a cultura das Pessoas, principalmente das Mulheres. A quinta e última, corresponde ao Novo Poder na Junta de Freguesia, depois de quase trinta anos do mesmo Presidente da Junta.
Por aqui me fico, na esperança que esta Crónica possa ser factor de esclarecimento e de debate que ilumine as Linhas do Futuro!

José Carlos Albino
Messejana , Maio de 2009.

3 comentários:

  1. Zeca,

    Pensava que irias ter uma abordagem mais romanciada. Isso é era que amigo. E tens folgo para isso e muito mais.
    De qualquer maneira dá uma visão do que ocorreu nessa terra nos últimos 50.
    Joaquim Pulga

    ResponderEliminar
  2. Zeca,

    Só mais uma. A foto que tens em cima, se não estou em erro, tirei eu?????
    Joaquim Pulga

    ResponderEliminar
  3. Caro Quim Pulga!
    O que saíu, em bruto, é para sair nos Cadernos Culturais de Messejana(Misericórdia), que em 15 Nºs. não escreveu uma linha sobre a 2ª metade do Séc. xx, pelo que tentei remeter-me a um relator de acontecimentos e sentimentos generalizados. Espero Contibutos, afirmativos ou interrogativos, sendo que eu no meu Blog possa vir a ESCREVER casos, aventuras e análises. O tempo o dirá!
    Abraços!
    Zé Carlos
    Messejana.

    ResponderEliminar

 
Acessos: