segunda-feira, 11 de maio de 2009

Eleições Europeias

NÒS e a União EUROPEIA

Vivendo nós nos nossos cantinhos, Aldeias, Vilas ou Cidades, somos levados a pensar que a EUROPA fica longe e o que interessa é o País e as nossas Terras. Nada de mais enganoso! Hoje mais de sessenta por cento das decisões que condicionam a nossa Vida, são tomadas pela União Europeia,
quer em Bruxelas pela Comissão e Conselho, quer em Estrasburgo no Parlamento Europeu.
Significa isto que as Eleições Europeias não envolve coisas distantes e de pouca importância, antes poderão ter uma enorme importância no Nosso Futuro! De facto, em Junho somos chamados a dizer que EUROPA queremos, quer no seu seio de que fazemos parte, quer no desenvolvimento da Cena Global. Por isto, um forte apelo á participação massiva das Pessoas nas Eleições Europeias, do próximo 7 de Junho.
Referirei agora algumas Matérias que, a meu ver, estão em causa no futuro próximo da União Europeia. Começo pela Reforma da PAC ( Politica Agrícola Comum), pois porque mais não fosse é a grande consumidora do Orçamento Europeu; mas o que está em causa é o efectivo contributo que a Pac terá ou não no Desenvolvimento Rural das Zonas mais abandonadas no conjunto da Europa, facto que até hoje não aconteceu. Ligada a esta questão temos a matéria do Desenvolvimento Regional, que nunca foi plenamente levada a sério e que multiplicou as desigualdades Territoriais em todo o Espaço Europeu.
Mas não podemos esquecer a necessidade de reforçar os impulsos que o Sul da Europa necessita, para reforço da Coesão Territorial; sem deixar de lado as indispensáveis Politicas Sociais e de dinamização da Cidadania, que são fulcrais para uma Europa Unida. E, ao falarmos de unidade, salta aos olhos a importância para o Mundo, dum reforço do Papel da União Europeia e o seu Modelo Social no quadro dos enormes Desafios Globais que temos pela frente.
Não serão estas matérias suficientes para que nos mobilizemos para uma participação activa na Campanha Eleitoral que já está na rua? Penso que sim, principalmente pela necessidade de reforço das atribuições e funções do Parlamento Europeu!
Por tudo isto, não fique em casa no próximo 7 de Junho!
PARTICIPE !

José Carlos Albino
- Consultor e Dirigente Associativo –
zeca.albino@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: