terça-feira, 19 de maio de 2009

FÓRUM SOCIAL

NANIFesta: o Fórum Social em Portugal!

Desde 1994 que se realiza a MANIFesta, Assembleia e Feira do Desenvolvimento Local, que lançada por um punhado duma trintena de Militantes do Desenvolvimento Local nascente, desde logo mobilizou perto duma centena de Organizações de diversas Matizes, tendo em conta o carácter transversal das ADLs. e a multiplicidade de Associações que associam, sem esquecer as centenas de Cidadãos Activos sedentos de Participação na Coisa Pública!
Foi em Santarém, com a carga simbólica que encerra, que, antes de Porto Alegre, mais dum milhar de Activistas mostraram o que andavam a fazer e debateram os desafios da Cidadania Activa. De facto, este foi o 1º Fórum Social Português com recomendações concluídas e com um recarregar de baterias para a Acção Quotidiana.
Desde aí mais seis Edições tiveram lugar –Tondela, Amarante, Tavira, Serpa e Trancoso -, sempre envolvendo diversas Organizações Cívicas e Solidárias, nomeadamente as Estruturas de representação de IPSSs., Cooperativas, Sindicatos, Colectividades e Poder Local, particularmente as Freguesias, e outras de carácter Temático, ligadas aos desafios do Desenvolvimento Global!
Hoje, estamos em PENICHE para a 7ª. Edição, tendo como Mote Principal “ A resposta do D. L. e da Economia Solidária á Crise”, para aprofundar o papel da Cidadania Activa e da Democracia Participada nos tremendos desafios que atravessam o Mundo e com vista ao reforço do papel do Estado perante as Organizações que prestam Serviços de Bem Público junto das Comunidades a que se dirigem.
Venha até Peniche e engrosse o caudal de Energias Humanas que podem, com sustentabilidade, criar as energias que nos traga um Futuro de Bem-Estar e Solidariedade!
José Carlos Albino
- Dirigente da ANIMAR –
zeca.albino@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: