quinta-feira, 14 de maio de 2009

Estórias da minha Terra - 12 -

com uma maior relação com o exterior, na região, com o País e com o Mundo, onde a Televisão ganhou um papel dominante na formulação das ideias e sonhos da esmagadora maioria das gerações e cidadãos que fazem Messejana.
De relevar, que desde o início do Projecto a Vila de Messejana apareceu várias vezes na Televisão e em Jornais regionais e nacionais, não por crimes , mas por boas razões, o que mais projectou o conhecimento da “ Praia “.
Neste final de capítulo, voltar a Aldeia dos Elvas. Gente activa na Agricultura, uma Padaria, uma Taberna transformada em restaurante (muito visitado, nomeadamente por Caçadores), uma Salsicharia com postos de trabalho, Vendedores diversos e as várias dezenas que lá habitam, sem esquecer os que a têm no coração, fizeram com que a Comunidade se mantivesse, de alma redobrada, mostrada anualmente nas suas Festas!


5.A Primeira DÉCADA do Século XXI

E nem já nos lembramos que passámos de Século e de Milénio. Para muitos de nós era Algo que continha um certo mistério e de relevação; não só as histórias do fim do mundo, mas qualquer ideia de Mudança e de Novo Caminho! Hoje, diremos que foi um Mudar de Página, como acontece ano a ano ou década a década, sem Ovnis, nem Catástrofes Globais.
Mas aterrando em Messejana, direi que, de facto, foram anos de efectivas mudanças na vida política, social, económica e cultural da nossa Freguesia. Logo nos inícios da década ocorreu uma mudança no Partido no Poder da Junta de Freguesia, com o PS como Maioritário e o Sr. Joaquim Gonçalves como Presidente. Depois de quase trinta anos do mesmo Presidente, sendo o Sr. Manuel Ruas uma pessoa com um Poder muito individual e autónomo, novas posturas foram implantadas.
Depois dos primeiros tempos de forte combate entre o Novo Poder e Nova Oposição, principalmente devido á prestação de contas sobre mais de vinte anos de Gestão do mesmo Executivo, as novas realidades e atitudes foram impondo-se e os cidadãos adaptaram-se ao novo tipo de relações estabelecidas e praticadas.
Mas nestes anos de arranque da década, muitas Coisas foram feitas ou consolidadas e um novo modo de vida ganhou lugar. Quanto a obras há que referir o Arranjo das Entradas da Vila, novas e atraentes Placas das Ruas, novos caminhos e ruas asfaltada

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: