segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estórias da minha Terra - 9 -

Agora aproveitamos a oportunidade, para falar de Aldeia dos Elvas, enquanto única
Aldeia da Freguesia e que chegou a ter a sobrevivência em causa, tal como os grandes Montes que muitos vieram a ser abandonados e ruíram. A Aldeia para além da Agro-Pecuária que dava trabalho á maioria, tinha uma Taberna e um elevado grau de envelhecimento e de abandono dos Jovens. Mas está viva! À Aldeia voltaremos.
E o Projecto foi Aprovado e o referido filho da terra, que é o autor destas linhas, veio de malas aviadas e assentou praça em Messejana, depois de já ter passado semanas durante seis meses em trabalhos preparatórios e no relançar o Lagar da Família pelos quatro Irmãos. Foi um certo “ tremor de terra “ que abalou a Comunidade Messejanense, pois aconteceu a chegada de dezenas de pessoas que vieram dirigir e realizar o Projecto e em Setembro de 88 uma centena de desempregados, dos 18 aos cinquentas, iniciaram a sua Formação global em oito Grupos que tinham diversas especialidades, espalhando-se pela Vila nas Salas de Aulas e nos Atelies e Oficinas diversas que tinham sido “inventados” e criados, o qual contou desde o início com o Apoio total da Junta de Freguesia. Fiquemos, agora, com uns Versos da nossa Poeta Olíva David :
O José Carlos Albino
Está no seu fim principal
De traçar melhor destino
Á nossa terra Natal.

Cá na minha opinião
Há luz no nosso caminho
Aberta por tua mão
O José Carlos Albino.

Outras gentes estão ao lado
No projecto afinal
Em Messejana formado
Está no seu fim principal.

De criar muitas raízes
Nesse seu sonho divino
De trazer dias felizes
De traçar melhor destino.

Aqui vos deixo no rasto
Do nosso cante coral
Traduzindo mais um voto
À nossa terra natal.

( Messejana, 1 de Agosto de 1988 – in: “Poetas da minha Terra”, Ag. 1989 )

Foram dois anos de novas situações e formas de vida, vividas por centenas de Famílias, em que se projectaram dezenas de micro-empresas e que se constituiu a ESDIME, Empresa de Messejana para o Desenvolvimento Integrado, CRL. Nestes finais dos anos oitenta e arranque dos noventa procedeu-se a uma mudança na cultura das Pessoas e criaram-se novos Negócios pela mão dos Formandos do Projecto; a título de exemplo nomear os mais inovadores: a Empresa de Restauro, a Unidade de Artes Gráficas, uma Pastelaria, outra de Estofos e Decoração e um quase Restaurante; uma nova etapa foi lançada na Vida da Freguesia, com o LAR a dar os primeiros passos, o ATL, o MUSEU e o INFANTÀRIO a serem projectados, com novos comércios e um suster da emigração. Todavia, uma nova emigração se iniciou, tendo como destino a Suissa. De salientar que a COZUL foi pioneira na resposta de Desempregados da Forma, com a criação duma Sociedade não-familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: