sábado, 16 de maio de 2009

Estórias da minha Terra - 13 -

um novo modo de vida ganhou lugar. Quanto a obras há que referir o Arranjo das Entradas da Vila, novas e atraentes Placas das Ruas, novos caminhos e ruas asfaltadas, a nova Igreja da Aldeia dos Elvas e manutenção das ruas e praças da Vila. No que respeita a Actividade Económica abriram ou remodelaram-se Oficinas, passámos a contar com um Restaurante, um Gabinete de Contabilidade e Agência de Seguros, nova Pastelaria, Cabeleireira, Loja de Roupas, remodeladas Salsicharias, um novo Bar e com as empresas constituídas nos últimos dez anos a manter-se em actividade e activas. Quanto a vida Associativa temos a Misericórdia pleno em funcionamento (Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Atl) com dezenas depostos de trabalho, a Esdime com nova amplitude e nova liderança, a Engenho e Arte com o Infantário a abarrotar e com actividades de Animação, o G.D.M. a cumprir os mínimos, o MARM a manter o Atletismo vivo e com resultados positivos, o Grupo da Igreja activo e com iniciativas, o Grupo Musical “Cantes da Planície” com regular actuação, os”Veteranos” do futebol a animarem-se aos domingos e as Comissões de Festas a cumprirem com as Iniciativas Principais. Quanto a Animação Cultural poderemos considerar que o realizado foi pouco, para uma vida cultural e cívica activa e atraente.

No que consta ao Modo de Vida, várias coisas mudaram, para o bem e para o mal. Houve uma confrontação entre novos e velhos Grupos Sociais, que, tendo agitado as águas a níveis demasiado elevados, criou uma certa instabilidade social; mas, estaríamos a ter que viver as voltas que as vidas deram aos que continuaram a cá viver, mesmo que tal tivesse originado conflitualidades demasiadas. As coisas, como tudo, vieram a acalmar, embora com ressentimentos mútuos. A vida nocturna já tinha tido melhores dias; em geral, a vida de consumo teve uma diminuição ligeira, tendo as Pessoas ficado mais agarradas ás suas Casas. Um tempo mais calmo e com novos hábitos assentava.

Entrando nos últimos cinco anos, felizmente, novas vivências foram vividas. O Joaquim Gonçalves foi reeleito para novo mandato e novas actividades foram realizadas, não obstante o muito que há a fazer! Recuperou-se a Praça Pública, arranjou-se as ruas da parte central da Vila, alargou-se e arranjou-se o Cemitério, construísse a Zona Industrial , fez-se nova sinalização na freguesia, construísse a Casa Mortuária, novos arranjos foram feitos e deu-se luz á Ermida de Nª. Sra. da Assunção.
Mas, a vida é mais larga. Com novas saídas da Terra, nomeadamente de Jovens e agora com um fluxo para Inglaterra, a vida económica não parou; todas as actividades continuaram e algumas aumentaram a sua actividade; e, agora, me lembro que não evidenciei a criação, no início da década, do Mercado Grossista que quinzenalmente anima os fim de semana. Mas falar, agora, de duas empresas aqui criadas e desenvolvidas que tiveram origem em Jovens adultos provindos de Lisboa; a primeira, a NaturNatus, nasce duma neta da Vila - os Góis-, e realiza uma actividade Artesanal e Artística de produtos de decoração, com nome a nível nacional; a segunda nasce de dois Jovens, já experimentados, que montaram uma empresa de produção Audio-Visual- a “Ervilha Maravilha”- que vai dando os primeiros passos na região.
No Associativismo mantiveram-se as actividades já referidas, tendo nos últimos anos havido um renascer do Messejanense e o já anunciado Infantário nas velhas Escolas; neste domínio, podemos referir as Iniciativas que foram desencadeadas pelos dois Frades que durante três anos providenciaram inúmeras Actividades Religiosas e Acções Culturais, tendo mobilizado um número considerável de Pessoas, particularmente Jovens; estes Franciscanos, José António e Victor, deixaram marcas ainda presentes.
Ainda há que referir as muitas Visitas Colectivas de grupos nacionais e estrangeiros

2 comentários:

  1. Não sabia que no alentejo passaram Padres Franciscanos. Fico contente por se sentirem satisfeitos com a filosofia de vida que eles, os franciscanos, têm.

    Frequento o Centro/seminário Capuchinhos - Franciscanos - de Gondomar. Sou catequista. No concelho é o centro que mais crianças tem na catequese, pois trabalhamos para as crianaças e pais. É uma catequese com bastante personalização.

    Zé Carlos orque não faz um livro virtual. Com estas histórias...!!! Ficaria tipo um monografia "da minha Terra". Que Pensa?

    Ab
    Maria do Céu

    ResponderEliminar

 
Acessos: