sexta-feira, 29 de maio de 2009

CROMOSmessejana03

“ MESTRE PEREIRA “

Homem já com os oitenta, continua a ser uma Pessoa activa na sua Oficina, bem como, na sua função de hortelão e criador de “bicos”. Carpinteiro de Profissão, começou como Ajudante de Mestres em Messejana e por outras paragens, até que instalou a sua Oficina, quando começava a ser Pai dum casal, a quem tinha que cuidar, com a ajuda permanente da sua Mulher, Jaquelina, que começou a gerir uma “drogaria”, e via a sua empresa a aumentar.
Mas é fora das horas de Trabalho, nos seus tempos livres, que a Personagem “Mestre Pereira”, e Manel para os mais próximos, se projecta na vida da Terra, enquanto grande animador, conversador, bebedor de copos de vinho, de conviva e homem que fazia que os acontecimentos girassem á sua volta, com as suas estórias e filosofias que, dependendo do “ritmo” do seu estar, iam mobilizando duas ou meia dúzia de companheiros….!
A sua Personalidade, recta e empresarial, tinha diversas cambiantes, conforme o tempo que gastava nas Tabernas e Cafés; por vezes, dava-lhe para cantar ou para criar rodas de ouvintes, que aumentavam ou diminuíam, conforme o “aquecimento” que estava por dentro de si…! Conhecido como bombeiro nas tarefas da Carpintaria para os habitantes de Messejana e zona envolvente, tem muitas obras á vista em voltas á Terra e mais tantas dentro dos interiores das Casas.
Hoje, já com os oitenta, vai fazendo uma vida mais calma, mas continua a ser uma Figura no activo, em todas as frentes, sempre disposto a um bom Convívio, com a grande maioria dos Messejanenses e de amigos criados na Zona, em que a alegria era sempre alimentada e fomentada.
Meu bom companheiro, fica-se á espera de contributos que enriqueçam esta especial figura, que marcou e marca o respirar da Terra!
Zé Carlos Albino
Messejana.

2 comentários:

  1. Sendo eu filha do Grande Homem Mestre Pereira, não queria deixar de te agradecer ,Zé Carlos, pela tua sensiblidade às Gentes da Nossa Terra e mais ainada pelo amigo e companheiro do meu pai.
    Por tudo o que tens sido para a Terra, um amigo, aqui fica o meu OBRIGADA!

    ResponderEliminar

 
Acessos: