quinta-feira, 28 de maio de 2009

CROMOSmessejana02

O “ PÈNINHA “

Rapaz com perto dos cinquenta, de seu nome Carlos Baptista, é uma Pessoa fora da comum; pelo seu percurso, tem trilhado caminhos, por vezes, turtuosos, que vai conseguindo passar com alguma calma e comedimento. É, hoje, uma Pessoa por todos conhecida e uma referência nas margens da vida Messejanense!
Vive sem trabalho regular, normalmente sem dinheiro no bolso e passa por períodos alcoolizados e tempos largos de saúde saudável; “moço de recados” de Amigos ,que nas suas relações vão puxando pelo Carlos “Perna”.
Vive uma Vida fora do comum: solteiro, sem rendimento certo, vagueando pela Terra, agarrado á cama, com relações com toda a gente, dependente da Solidariedade de amigos, bem ou mal vestido, conforme a situação alcoólica, e parece que vai assentando a vida.
Moço baixo e magro, com um regime alimentar dependente, com um andar particular e cromo que anda nas bocas do mundo, marca de há tempos a vivência da nossa Vila. Dentro do seu modo de estar, frequenta todos os Cafés, Bares e, em geral, todo o Comércio Local.
Dado, por muitos, como um marginal que vive á conta do Pessoal, está num bom momento e espera-se que vá andando por um caminho, em que se sinta de bem consigo e com todos os outros.
Bons anos de vida vivida e enviem os vossos contributos, que enriqueçam a fotografia do “ Perna”, que, para mim, é um bom Companheiro!
Zé Carlos
Messejana.

8 comentários:

  1. Esta série dos cromos tem pano para mangas, especialmente, por ser a dissecação de Messejana que é realmente um lugar especial.
    O projecto de formação foi um manancial. Olha os almoços no Rianço. O nosso toninho que já está no campo das caçadas eternas. O processo de selecção dos formandos. O impagável Mortágua a correr com os formando atrás dos bacorinhos que transacionava na lateral e a mandar os gaijos da marcenaria buscar panos ao curso de custura quando as moças ainda não tinham visto um milimetro de pano. Vai ta eles mano.

    ResponderEliminar
  2. As personagens que dirigiram o PROJECTO teem a sua Avaliação feita pelas Pessoas da Terra...eu estou cá há mais de vinte anos e estou de consciência tranquila....outros, responderão por si e estarão sob o juízo popular, por vezes,injusto, e debaixo do Juizo da Nãe Natureza...!
    Venham mais cinco...!
    "Só a Verdade é Revolucionária" (A. Gramsci)

    ResponderEliminar
  3. Vida Longa ao nosso Perna!!!
    Ricardo Lopes (Suiça)

    ResponderEliminar
  4. Participa SEMPRE neste Teu Bicada4.
    ForÇa!
    Zé Carlos
    Saudações Solidárias

    ResponderEliminar
  5. O meu amigo Carlos. Colega do primeiro ano de escola, quando entrei para a 1ª classe já ele andava na 2ª adiantada. Hoje é, muitas vezes uma das primeiras pessoas que encontro na rua. Quando lhe pergunto "então Carlos como vais" responde naquele seu jeito "fixe com uma luzinha verde". Espero nesta turbulência que é a tua vida, encontrar-te muitos e muitos anos mesmo "com essa luzinha verde"

    ResponderEliminar
  6. Caçador nato de mitos, ninguem o pára no snooker faça chuva ou faça sol. Foto no café do Soares, digno de uma presença no cinema em qualquer filme do Rambo. E com formação de treinamento de caninos. Luz verde

    ResponderEliminar
  7. Hove tempos em que a sua fisionomia era de um sósia do Sammy Davis Jr. e ainda hoje cada vez que vejo o Peninha me recordo de algumas cenas deste grande pequeno "Grande Actor"

    Chico da Ponte

    ResponderEliminar
  8. ola conterranio,encontrei o seu seit e estou a gostar do que vejo,esta tudo no sitio e mt bem feito quero lhe dar meu apreço por escrever sobre a vila e pessoas que nela nasceram e viveram.voce falou do pereira do perninha e outros mais,nao vi tudo mas prometo voltar, queria lembrar-lhe uma figura da nossa terra,nao sei se comentou algo sobre ele o senhor jose rato. amigo se assim o posso chamar, lhe desejo que continue com este lindo seit. saudacoes messejanenses.

    ResponderEliminar

 
Acessos: