quinta-feira, 25 de junho de 2009

CROMOSmessejana22

" O TÓINO GANHOL "

O meu Amigo António dos Santos Perira, por todos conhecido como o "Ganhol", foi dos conhecimentos felizes que fiz logo que Cá regressei, por via do Balcão do Rianço, onde fomos bebendo copos em conjunto, no meio de muitas Conversas sobre o passado, o presente e o futuro, com muita "filosofia" á mistura...!
Pedreiro de Profissão, e dos bons, nunca faltou aos seus Compromissos, mesmo quando a deita tenha sido tardia e bem regada, saltava para o Trabalho cheio de energia e cabeça fresca!
Amigo da companha nas Tabernas da Terra, onde era ,quase sempre, uma Figura evidenciada e muito conversadora, criou com a Mulher os Filhos, que jé são homens Adultos, que já lhe deram netos crescidos...!
Não resisto a contar uma caso entre os dois: uma bela noite, a conversa estava tão apegadiça que pelas 2, no fecho do Rianço, o convidei para irmos até minha Casa para matar os copos e a conversa que ia "alta"; só tinha Whiski e a conversa continuou com escritos meus á mistura e filosofando, acompanhados da Bebida disponível, que não era habitual no "Ganhol", até que pelas 4 lá saíu com passo razoável; passados dois dias, encomtrámo-nos e ele disse-me que pela 1ª vez não tinha acordado para o Trabalho, perguntando o que lhe tinha eu feito, tendo, eu, dito que o elixir do Whuisky lhe tinha dado um sono de rei...!
Continuando a trabalhar, já perto dos oitenta, vai frequentando as Tabernas e Cafés, mas com outra moderação, mas sempre afoito na conversa com os Companheiros!
Que goze bons anos, com genica, são os votos sinceros deste Amigo para sempre!

Zé Carlos
Messejana.

3 comentários:

  1. essa de tóinho ganhol foi uma surpresa para mim. porque sempre o tratei por zé ganhol mas seja zé ou tóinio ganhol seraá sempre o nosso ganhol para ele aqui vai o meu abraço de amizade que a vida lhe corra de feição e que vá bobendo os seus copinhos com saúde são os votos deste amigo luis batista

    ResponderEliminar
  2. Erro Crasso : " O Zé Ganhol "!

    Fui influenciado pelo meu Tóino....!

    Desculpa, amigo Zé !

    Zé Carlos
    Messejana.

    ResponderEliminar
  3. O meu vizinho "Ti Zé Ganhol". O unico consumidor de RITZ que conheci nos meus tempos de taberneira no Café Rosa,onde tinhámos as nossas conversas sobre o dia-a-dia,falando dos assuntos mais banais e que ele geralmente terminava com a sua frase tipica "pobre rato", com aqual gostava de demonstrar a sua compaixão pelos outros. Um dos bons messejaneses.

    ResponderEliminar

 
Acessos: