quarta-feira, 17 de junho de 2009

CROMOSmessejana17

"O FREDERICO "

Frederico António dos Santos Adriano, homem já a bater nos setenta e, agora, reformado, trabalhou a vida inteira ligado ás Madeiras.
Depois de trabalhos agrícolas, por via familiar, entrou como Aprendiz na Oficina do Mestre Pereira, até ir para a Tropa,tendo sido Baptizado, tendo como Madrinha uma Empregada dos meus Pais- Mªr. Vergínia.
Depois da Tropa, que não meteu Guerra,andou por Messejana até rumar até Setúbal, onde arranjou Trabalhos de Madeiras na Construção Civil.A hipótese de Trabalho com a abertura da Forma e, ou,o Casamento, trouxeran-no de Regresso a Messejana.
Casado, com dois Filhos,empregado na Forma durante mais de duas dezenas da anos, foi una Figura na Terra; dirigente e consumidor da Sede do Clube, foi Homem-Jovem bastante animador das festas e convívios que se iam passando na Terra.
Com o fecho da Forma, ficou desempregado sem trabalho certo, tendo indo-se safando conforme as solicitações que lhe íam chegando na Vila e arredores. Pensou em Projecto Próprio, mas não avançou, tendo anos depois sido Assalariado do Sr. João Lopes,lisboeta por cá tendo ficado, até ao encerramento dessa Actividade. Desempregado e novamente safando a Vida, continuou a ser um Homem activo na vida da Terra, marcando presença nas noites dos Cafés e sendo do convívio dos da sua Geração, mas, princioalmente, das mais Novas, com quem estabeleceu relações de amizade.
Depois de Jovem-Homem agitado, está Reformado, mais próximo da sua Esposa, cuidando do hortejo, fazendo uns tabalhos caseiros e, de quando em vez, tratando dos vários netos, sem ter esquecido por completo as suas Relações Sociais nos Estabelecimentos de Messejana.
Deste seu Amigo, vão Votos da Vida Activa na Calma...!

Zé Carlos
Messejana.

2 comentários:

  1. O Frederico foi dos melhores homens com quem tive o prazer de trabalhar durante a Ovibeja.
    É e será para sempre um grande amigo!
    Joaquim Pulga

    ResponderEliminar
  2. O Frederico, por quem muita consideração tenho!
    Bom homem!

    Abraço

    ResponderEliminar

 
Acessos: