quinta-feira, 11 de junho de 2009

INTERNAMENTO6HospStaMARIA

Hospital da Sta. Maria- Psiquiatria

Saído de Serpa pelas 6 da manhã numa Ambulância velha, para ir á Consulta regular no Hosp. Julio de Matos com o meu Médico(Dr. António Albuquerque), á chegada senti-me mal, tendo sido assistido por um Enfermeiro prestável que viu que tinha a Tensão muito alta, fui recebido pelo Médico, que considerou que devia ser observado pela Neurologia; assim, passou-me uma Credencial para me apresentar na Urgência de Sta. Maria.
Chegado a Sta. Maria, fui subnetido a variados exames do foro Neurológico, durante várias longas horas, tendo-se concluído que não tinha nada a esse respeito, já perto da Meia-Noite; tempos após fui consultado por uma Psiquiatra, que achou por bem internar-me, tendo verificado que havia uma Cama vaga no 2º Piso. Pela uma da manhã, dou entrada no Serviço, através duma antipática e já velha Enfermeira, indo parar a uma Camarata de 4 doentes.
De mamhã, ao acordar,dei com trêa Pessoas quase mudas e umas Auxiliares a preparar a lavagem, a que se seguiu o encontro com os primeiros Enfermeiros.Lavado, seguiu-se o pequeno almoço e a primeira visão da "populaçao" do espaço do Serviço. No quarto tinha dominado o silêncio a os olhares cruzavam-se de forma estranha por todo o espaço; a escassa comunicação continuava, apenas quebrada pelas Enfermeiras e Estagiárias que tentavam animar o pessoal.
Os meus Companheiros de Camarata eram dos mais incomunicáveis dos trinta(não sei se eu também fazia parte...), mas cada um á sua maneira:um, o do lado, de quando em vez falava pró ar(mas para nós ouvirmos)ácerca da Mulher que o trocou por outro e que ele queria vir a matar os dois; outro, o da frente, era mais velho, mas bem parecido, e penteava-se n vezes por dia e não dizia uma palavra;o terceiro, á frente á esquerda, jovem "intelectual" pouco dizia, a não ser junto do seu grupo, que o "venerava"!
No conjunto geral, sobressaía uma Moça que chorava e chamava pelos Pais pelos corrredores e uma Jovem impulsiva/agressiva que de tudo reclamava!Apenas, referir um novo Colega de Camarata, que era um prisioneiro, jovem negro,que estava com os pés amarrados e, na sua,sonhava fumar uns cigarros...!
Esquecia-me de algumas Coisas importantes; a 1ª,da minha Psiquiatra, com amiga comum, que tão bem me tratou na sua área e no geral da minha Saúde Física e Moral;
2ª, os Enfermeiros com quem tive empatia e que me ajudaram...!;3ª, as inúmeras Visitas, Familiares e Amigos, que por mim puxavam e me acalentavam, mesmo com a minha escassa comunicação; 4ª,as minhas fisioterapeutas, que iniciaram as minhas esperanças numa recuperação da mimha perna e, por consequência, da minha Mente.
De lá saí, com a Dra. amiga, a dar-me Alta, apenas, depois de eu ter feito multiplos Exames Médicos, com alguns Enfermeiros na retina e quase pronto para uma Nova Etapa no meu processo de enfermo.
Por, aqui, me fico, com recordaçoes de matizes diferentes, mas, se calhar, com saudades...!

Zé Carlos
Messejana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: