terça-feira, 9 de junho de 2009

oDESAFIOdumaGOVERNAÇÂOprogressista

Este o grande Desafio que, as e os que vão pelo Lado Esquerdo da Vida, temos pela frente. Não é tarefa fácil; antes é muito exigente,tendo em conta o ponto, o tecto, a que o Mundo chegou!
Prometer crescimento da produção, do consumismo, do descanso,dos salários e um bom Ambiente é fácil, mas é enganoso!O Modelo que vêm comandando os destinos da Economia e da Finança bateu no tecto e está de rastos, como de rastos estão as sociedades e o Ambiente.
Quer dizer que temos que repartir da "estaca zero", o que obriga á concepção dum novo Modelo, com outras e novas Ambições, com os olhos postos nas crianças, jovens e vindouros!
A CULTURA tem que saltar para o 1º plano no palco da Política e da Economia,o que exige um Compromisso dum Bloco Social Alargado, ou seja,apela a um casamento transparente entre Trabalhadores por conta doutrem, Trabalhadores liberais, Empresários e Empresas com uma gestão responsável e um Estado mobilizador e regulador das desigualdades geradas pelo Mercado.
Isto significa, com a actual Crise instalada, que passemos por tempos "de vacas magras" ao nível económico, enquanto lançamos os alicerces dum Modelo que promova um Desenvolvimento Equilibrado e Sustentável a médio e longo prazo.
Esta "cambalhota" náo se fará sem Convulsões Sociais e Territoriais, para as quais temos que arranjar "almofadas" para as Gentes e Territórios marginalizados e excluídos.
Será que há CORAGEM para passar esta Mensagem e exercer uma Educação Cívica alargada e persistente...?
Este o nosso Grande DESAFIO !
Mãos á obra...?!

Zé Carlos
Messejana,

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: