domingo, 14 de junho de 2009

CROMOSmessejana15

O " MANEL RUAS "

Tenho sido afoito na Vida e quero continuar a sê-lo! Por isso, vou, já, hoje, escrever sobre o meu amigo Manuel de Brito Ruas, que é uma Figura, "um Cromo", dos mais difíceis da Terra...!
Solto e agitado desde cedo, aprendendo o Ofício de Padeiro com o Pai, foi " moço de forcados " e fez a tropa pró norte e por lá ficou uns tempos...!
Mas, para iniciar a Síntese possível, dizer-vos das Alcunhas que ele já teve na " boca do Povo "...: Xeriff., Cabeça Grande, Carraçeiro-Mor, Rei das Bonecas, Primo Ruas, Cão Grande, Fura-Vidas,...e outras, mas nenhuma lhe assentou em perfeito, pelo que não tem uma Alcunha Fixa..!
Isto tem a ver com os diversoos papéis e funções que tem desenpenhado há mais de 30 anos, sempre em Messejana; Presidente da Junta desde o "25 de Abril" e durante quase trinta anos, eleito nas Listas do PCP; Responsável Principal da "Forma"; Administrativo da Segurança Social Local( Casa do Povo ); Presidente do G.D.M.; Provedor da Misericórdia de Messejana; homem de negócios e de prestação de serviços....tem feito de tudo um pouco, estando, agora, mobilizado por um Projecto de Lar na vizinha Aldeia de Alcarias.
Mas a sua Vida Social e de Convívio foi e, ainda, é muito agitada e prenhe de estórias e casos que ecoaram na Vila! Amigo da noite e da conversa pegada,foi um frequentador de todas as Casas "de comes e bebes" da Terra, Aldeia dos Elvas inclúida, e conhecido de norte a sul do País pelas suas Funções, mas muito pelas Praças de Touros que frequenta habitualmemte, sendo um homem reconhecido na"afficion" Taurina.
No meio desta Vida teve um Acidente Grave, que o afastou ums meses e deixou algumas marcas para a sua vida, tendo,todavia, dado a volta aos problemas acontecidos e seguido o seu percurso.
Homem de têmpera carregada e senhor das suas Convicções, foi e é uma Pessoa da todos conhecida, suscitando apreciações de Sinais Inversos, do Bom ao Mau,que, ainda, está presente nas vistas da População de Hoje!
Que a sua Vida vá pelo Lado Certo, ao seviço das Pessoas, e com toda a saúde possível, são os meus votos directos!

Zé Carlos
Messejana.

PS....esquecia-me de reterir que é casado com a Jesúina e Pai de dois Homens com a vida encaminhada e já é Avô...


....."..venham mais cinco...."....

7 comentários:

  1. Boa malha. Mas o Lã Branca ou Jagodes merecia um livro. Lembras-te com toda a certeza da história do selo branco da junta esquecido na tasca em Panóias.
    Abraço
    Joaquim Pulga

    ResponderEliminar
  2. não esquesendo que foi o fiel depositario da forma onde se apoderou de muito material e ajudou mais meia duzia de chulus a faser o mesmo

    ResponderEliminar
  3. AO MEU AMIGO DE LONGA DATA DESEJO TUDO DE BOM E CONTINUAÇÃO DE BONS TRABALHOS EM PROLE DA PUPULAÇÃO UM ABRAÇO DO TEU AMIGO LUIS BATISTA

    ResponderEliminar
  4. Zé Carlos: Finalmente vim visitar-te. Gostei do que vi, a começar por este post sobre o Ruas.
    Naturalmente que as pessoas com o seu perfil são sempre polémicas, não deixam ninguém indiferentes.
    Um abraço aos dois.
    Continua a dar bicadas. Os tempos que correm precisam de gente e de opiniões incómodas, porque, às vezes parece demasiado acomodado. Se calhar só parece...

    ResponderEliminar
  5. oi zé á uma alcunha que o ruas tinha ainda tu não estavas em messejana que era (o pai da gente todos) alcunha esta metida pelo toniquinho eusébio á muita gente que se deve lembrar disto um abraço luis batista

    ResponderEliminar
  6. Atenção ás Acusações sem provas, aida por cima escondidas no Anonimato!
    Não alinho nisso!
    ZCA.

    ResponderEliminar
  7. O Manel Ruas pode ter muitos defeitos (como todos nos mortais os temos), mas que ele fez muito pela nossa terra, ninguem o pode negar! Talvez as pessoas que hoje dizem mal dele, foram as que ele mais ajudou!?
    Mas, santos da terra nao fazem milagres.
    Desejo muita saude e sorte para o Sr. Manel Ruas. Grande abraco meu amigo.

    ResponderEliminar

 
Acessos: