sábado, 26 de setembro de 2009

CROMOSmessejana55

" O TÓINO DA RUÍNA "

Moço das minhas idades, já com os cinquentas adiantados, é natural das bandas de Santiago do Cacém, tendo vindo para o Concelho para trabalhar na 1ª Cervejaria de Aljustrel, onde foi funcionário com profissionalismo e competência.
Anos após o 25 de Abril, o seu Patrão de Aljustrel montou em Messejana um Café-Cervejaria, tendo o António Cruz ficado responsável pelo negócio, de seu nome "Ruína" e situado na Praça da Vila; foi o 1º estabelecimento do género na Freguesia, tendo vasta Clientela de Messejana e Terras vizinhas, passando a ser uma referência na Vila.
Conheço-o há 25 anos, aquando das voltas de regresso à Terra e, nessa altura, embora sem as características e clientela dos anos de arranque,continuava a ser um Café-Casa de Pasto com ampla frequência, mas já com alguma decadência em andamento.
Pessoa de trato simples, descontraído e directo, caracterizou-se pelas Contas das despesas realizadas, pois os totais eram sempre redondos e sem "bicos" !
Tendo o negócio abrandado e afunilado, o "Tóino" fez-se "Taberneiro", sempre numa de "ir andando" e com boas relações com os fregueses e amigos, continuando a ser Pessoa conhecida na Terra, que fez sua.
O surgimento dos Filhos ( 3 ) e o seu crescimento, moderaram os seus ritmos de vida, tendo sido um Activo Apoiante do Futebol Juvenil do Clube.
Hoje, vai estando pela "Ruína", embora com trabalhos por fora,e com ajuda da sua Mulher e Filhos, pelo que, como seu amigo, lhe desejo um futuro risonho e com Saúde, na Companhia dos que considera especiais para si !

Zé Carlos
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: