segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CROMOSmessejana45

" O ZÉ DA ALDEIA "

De seu nome José Manuel Encarnação, é homem já com os quarenta adiantados, hoje, também, conhecido pelo "Zé da Passagem", tendo em conta o Bar que explora com a sua Mulher.
Originário da Aldeia dos Elvas, filho de Taberneiros, foi desde cedo moço vivaço, com pouca inclinação para a Escola. Ainda rapaz, trabalhou no Campo, guardando gado e fazendo outras tarefas agrícolas.
Chegado à idade Adulta, trabalhou na Camionagem a partir do Algarve- que lhe dava "asas" para conhecer coisas novas-, tendo casado cedo e, posteriormente, decidido ir à aventura da Suiça, onde trabalhou em Fábricas e foi pai dum casal, tendo por lá passado uma dúzia de anos, com passagens de férias pela Aldeia, por Messejana e vizinhanças.
Com as poupanças aforradas, ao voltar para a Terra, construiu Casa e um Bar- o 1º da Terra-, tendo iniciado a sua vida de "taberneiro" moderno. Com os primeiros anos com boa freguesia, não perdeu a paixão pelo Jogo, particularmente com as cartas...!
Tendo como dia de descanso a 2ª feira, ficaram célebres as suas tardes e noites, em que se desforrava de seis dias de moderação, sendo conhecido por nesse dia de folga oferecer copos aos variados amigos que ia encontrando nos Cafés da Terra e por Bares das redondezas.
Com o aparecimento de novos Bares e com uma vida com menos Pessoas e menos Consumo, diminui a clientela do dia a dia, continuando a realizar espectáculos musicais que animam o "Passagem Bar" de tempos a tempos. Hoje vai continuando o negócio, embora insatisfeito com tantas horas "amarrado" ao balcão e poucos clientes regulares.
Amigo do seu amigo, onde me incluo, desejo-lhe melhores tempos com a sua Família e com uma vida mais Activa, que melhor corresponda à sua maneira de ser, agora que vai vendo os Filhos a fazerem-se adultos e a chegar ao meio século !

Zé Carlos
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: