sábado, 4 de abril de 2009

Ideias para Portugal -2 –
Aprofundar e Orientar a REFORMA do ESTADO
Sabendo que esta ideia è recorrente no discurso polìtico, considero que o è quase sempre sem ser objectivada e concretizada. Hà uns que sò dizem “menos Estado”, porque o Mercado resolve tudo e a todos; jà foram derrotados pela Crise Real que vivemos. E pior de tudo è que o discurso não tem tido aplicabilidade pàtica, a não ser através das reformas que o actual Governo encetou. Mas vamos à ideia!
Em 1º lugar hà que defenir a Missão do Estado no actual momento histórico. O Estado tem que ser Estratega, Mobilizador, Cooperador e Fazedor ( q. b. ). E para tudo isto tem de ser eficaz, o que implica reestruturar a afectação dos Recursos Humanos à medida das Necessidades dos Cidadãos. Onde quer que eles estejam. Significa isto que toda a mobilidade dos empregados do Estado deve estar ao serviço do interesse geral dos Cidadãos, agrupados nos seus diversos domínios.
Em 2º lugar hà que redefidenir a afectação dos Recursos Humanos, apostando na desconcentração e descentralização que faça aproximar os Serviços Estatais dos Cidadãos e suas Organizações. A “ Màquina Estatal Central “ tem que ser reduzida e racionalizada!
Por ultimo, temos que divulgar e assumir uma Cultura de Cooperação do Estado com a Sociedade Civil organizada, com claras definições das responsabilidades, atribuições e financiamentos.
Zè Carlos
Messejana

3 comentários:

  1. Seja muito bem-vindo, então, ao mundo dos cibernautas Zé Carlos.
    Tenho lido os teus textos com atenção e tenciono continuar a passar por cá.
    Força com essa escrita.
    Abraço.
    João

    ResponderEliminar
  2. União Ibérica, ora nem mais compadre Zeca!
    Joaquim Pulga

    ResponderEliminar
  3. Dá novas, novas!
    Abraços!
    Zé Carlos.
    messejana

    ResponderEliminar

 
Acessos: