domingo, 20 de fevereiro de 2011

VIDA & MORTE

Vida & Morte
À Mafalda !
Esta realidade tão forte e inultrapassável, que fomos aprendendo a reconhecer, não deixa de nos inquietar e desafiar quando Entes Queridos se apagam deste nossa vida terrena. Mais fundo, quando estamos perante amigas e amigos que nos deixam em idades de ainda nos poderem dar muito.
Se a morte dos nossos Pais, que já vivi, nos roubam algo da nossa existência e nos fazem viver a orfandade solitária, o adeus de companhias de jornadas vividas ao longo da vida, por gerações afins, fere-nos e revolta-nos. Solta-se o grito “é injusto e cruel!”.
Já com uma longa fiada de amigos viajantes noutros mundos, quero que a tristeza se transforme em reforço de vidas mais activas e alegres, de forma a prosseguirmos com os testemunhos que nos ficaram nas mãos. Na nossa pequenez de humildes humanos, a nossa principal missão é sermos pontes entre as gerações que percorrem as nossas vidas – avós, pais, manos, companheiros, filhos, moços e netos.
Cada vez que cai um@ companheir@ no combate da vida, sinto-me obrigado a preservar-me no meu eu e recarregar baterias para ser, mais, melhor e nos seus tempos, um “Vivedor Activo”.
Fomos feitos, cada um à sua medida, para deixarmos marcas e sulcos nos territórios e grupos em que nos formos envolvendo. A apatia, mediocridade e desistência, são posturas que nada de substancial acrescentam a quem quer que seja. A Mafalda, o António , o Zé, entre outras pessoas amigas que se despediram, deixaram-nos sulcos largos que se fizeram bons regos de vida.
Num Elogio à Vida, mesmo sobressaltado com a Morte, tudo farei, a sós e acompanhado, para que transpiremos felicidades, amores e solidariedades por onde e como formos vivendo !
Curtindo a Morte, Viva a Vida !

Zé Carlos Albino
18/19. Fev. / 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: