quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VIDA MADRASTA

VIDA MADRASTA

Muitas vezes apontado e criticado por excesso de optimismo, que me está nas entranhas, vou hoje abordar o lado profundamente MADRASTO que as vidas neste Planeta encerra. As vidas são como as rosas e os seus espinhos.
Começo por afirmar que este largo lado Madrasto da Vida, é obra do “Bicho-Homem” que vem habitando os territórios que fazem o Mundo. A “Mãe-Narureza”, na sua livre e pacífica existência, após ter estabilizado a construção do Globo, nunca desgraçou a vida humana, a não ser que tenha sido ou seja provocada.
O “Bicho-Homem”, o racional e ético entre os seres que povoam o Planeta, tem sido prodigioso em provocar conflitualidades e ambições nocivas para que tivéssemos humildes, mas satisfatórias vidas. Somos nós, Terráqueos, os pais dos monstros que nos desafiam e perturbam.
Na actualidade, várias características negras dos humanos nos assombram os futuros. Senão, vejamos: - egoísmo singular e familiar; - seguranças classistas excessivas; - materialismo exponencial; - sobranceria militante; - calculismo nas relações; - superioridade endeusada face ao Planeta.
Perante este quadro, as vidas vão escorregando para vazios diversos. A insatisfação e descrença vão imperando. As relações humanas vão se estreitando e desvalorizando. Perante a antevisão de becos, as pessoas defendem-se nos seus cantinhos. A vida está mesmo madrasta, porque sem estima, amor, fraternidade e civilidade.
Que todos os que se revêem nestas apreciações se sobressaltem, sem resignação, para apostarem nos Valores Humanistas e romperem com as visões mesquinhas, será um caminho indispensável para vivermos, nós e vindouros, tempos alegres e sustentáveis.
À procura de dar as mãos à “MÃE- Natureza” e nela nos embalarmos, salto do pessimismo ao optimismo moderado !
José Carlos Albino - Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: