quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ESQUERDA CENTRAL - introdução... -

ESQUERDA CENTRAL !
Defendendo que necessitamos de congregar um “Bloco Social de Progresso”, que se reveja e fundamente no Aprofundamento da Democracia, aos diversos níveis, considero que só a Ideologia Socialista ( dos Utópicos, com cheiros marxistas e sociais democratas ) poderá contribuir para, nos tempos actuais, construir um Programa Socio-Político de Progresso Sustentável. Usando a terminologia dominante, direi que precisamos duma Esquerda Central !
A concepção e construção deste Programa com a bandeira da “DEMOCRACIA PROGRESSISTA” é, pois, um desafio aos Cidadãos Activos que situam à esquerda do espectro político. Assim sendo, temos que equacionar os obstáculos e contributos que os Partidos Políticos que se reclamam de Esquerda trazem a estas reflexões e debates para um Inovador Programa.

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

4 comentários:

  1. Olá Zé,

    Lá estás tu a focar a solução para os nossos males na ideologia partidarista.
    Pior, como podes falar de "aprofundamento da democracia" quando ao mesmo tempo dizes: "...considero que só a Ideologia Socialista ( dos Utópicos, com cheiros marxistas e sociais democratas ) poderá contribuir para, nos tempos actuais, construir um Programa Socio-Político de Progresso Sustentável.".
    Zé, toda a gente da esquerda à direita faz falta a uma DEMOCRACIA.
    Aceitar o contraditório é um princípio base para o crescimento pessoal e colectivo, bem como fundamento o Estado Democrático.
    Agora, falando de soluções, o que me parece fundamental é a atitude, comportamentos e desempenhos... Esses sim, são factores críticos à construção de soluções eficázes para o país, e que estão incutidos nas pessoas, independentemente de estarem partidarizadas, à esquerda, centro ou direita, ou, se for aceitável, na sociedade civil.
    Contudo, obviamente que na política deve haver a consciência de que a riqueza pública deve ser bem gerida, quer na receita, quer na despesa ou investimento.

    Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar
  2. Qual ideologia partidária ! Ideologia, ponto !
    Óbvio k a Democracia é pra todos,,,os democratas!
    Eu em texto anterior ( desafios democráticos ) até falo do Prof. Adriano Moreira,,,
    Mas penso que será uma Nova Ideologia Socialista que poderá unir os "homens de boa vontade" para o progresso social, económico e cultural. Opiniões !
    Viva o DEBATE !
    zc .

    ResponderEliminar
  3. "Ideologia, ponto!" E tudo está resolvido, a pobreza está irradicada (no sentido plural do termo).
    Pergunto então eu, do ponto de vista mais pragmático, que estratégia, que projectos, que meios, que autoridades e responsabilidades, e que prazos para a sua concretização???...
    O que precisamos neste momento é de acção,ajustada ao nosso contexto interno e à envolvente que nos condiciona, de forma a que a mesma produza o bem-estar necessário à sociedade.
    Meu amigo, muito está idealizado e muito pouco concretizado.

    Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar
  4. Das Ideia e Ideologias nascem as Práticas e Pragmatismos para o Bem Estar Social,,,,
    As que temos faliram,,,,
    abrs.
    zc .

    ResponderEliminar

 
Acessos: