segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AOS ANTI-POLÍTICOS !

AOS ANTI-POLÍTCOS !

Face às difíceis, graves e complexas realidades que vivemos, derivadas das Crises provocadas pelos Poderes Mundiais deste Sistema Capitalista, muitos descarregam na totalidade da Classe Política, enquanto únicos culpados da situação actual. Veja-se o manifesto da anunciada Manifestação de 12 de Março.
Reconhecendo que esta postura “Anti-Políticos” tem alguma justificação, considero que é uma visão limitada e, eventualmente, perigosa. Em última análise , todos, em diversos pesos, somos responsáveis pelos caminhos que nos conduziram às actuais encruzilhadas. Pelo feito e dito, mas também pelos silêncios e acomodações.
Obviamente que os Dirigentes Políticos, nos Poderes ou nas Oposições, têm fortes responsabilidades nos destinos que o Mundo tem tido. Mas os Políticos são os únicos que dão a cara e tem julgamento público. E todos os “Outros” Dirigentes e Responsáveis que, determinando os Poderes, actuam como Redes Invisíveis, não têm que ser devidamente criticados e denunciados? Dos patrões do Capital Financeiro às diversas Corporações, as responsabilidades são imensas!
Ao contrário de discursos e manifestações Anti-Políticos, o que precisamos é de engrandecimento da Política, com Novos e Inovadores Políticos. Até porque os escondidos Políticos da Anti-Política, fomentam populismos irracionais e perigosos para uma indispensável Qualificação da Democracia.
É tempo, pois, de todos os descontentes e críticos dos Actuais Sistemas Partidários terem acções positivas e alternativas no quadro das prerrogativas Constitucionais. Da integração renovadora nos actuais Partidos, à criação de Novos Movimentos e Partidos Políticos e ao exercício duma Cidadania Activa em reais Democracias Participativas, todas são opções possíveis e necessárias que poderão contribuir para superar as encruzilhadas e crises da nossa actual Civilização.
Passar da indignação à construção, saltando das “bancadas” para os “campos de jogos”, é um imperativo para TODOS os que querem um “Mundo Melhor”!
DIGNIFICAR A POLÍTICA É O CAMINHO PARA O PROGRESSO SOCIAL E TERRITORIAL COM SUSTENTABILIDADE !

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: