quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DESAFIOS DEMOCRÁTICOS !

OS DESAFIOS DA DEMOCRACIA

No quadro da “Crise Em Curso”, as Eleições Presidenciais evidenciaram os bloqueios e contradições do Processo Democrático iniciado com o 25 de Abril, que pôs termo a meio Século de Ditadura Conservadora. Se a Democracia se cumpriu no que respeita a Liberdades e Direitos Cívicos e no fomentar duma Sociedade menos pobre e miserabilista, não resolveu os problemas dum Desenvolvimento Sustentável e duma Justiça justa, eficaz e solidária.
Estamos, pois, perante desafios ao nosso Sistema e Regime Democráticos. Desafios complexos e profundos, que interpelam todos os que, intrinsecamente democráticos, querem construir uma Sociedade Sustentável, Solidária e com Satisfação. Um País dos três Ss.
Estes desafios implicam um Sobressalto Democrático que tem que atravessar todos os segmentos progressistas da Sociedade e Política Nacionais.
Em 1º lugar, o desafio da Dignificação e Valorização da Política, enquanto a mais rica e positiva forma de exercício da Cidadania Activa. Este desafio, perante a ausência de Projectos Políticos Inovadores e de Novas Lideranças que Mobilizem e Superem os vazios, exige Reflexões profundas e abrangentes entre TODOS os que ambicionam a construção duma Democracia de Progresso. Em campos bipolares, Sampaio e Adriano Moreira são chamados a exercerem uma activa postura de “Senadores de Portugal”.
Em 2º lugar, o desafio à Comunidade Científica para que seja mais Interveniente e Atenta aos problemas actuais da Humanidade, envolvendo-se na construção de Alternativas que sustentem o nosso Desenvolvimento equilibrado e sustentável.
Em 3º lugar, mas não último, o desafio a TODOS os Agentes com responsabilidades no Aparelho Judiciário, para que o Estado de Direito e a Ética Democrática superem o domínio da corrupção, do crime e do tráfico de influências.
Se, passo a passo e com espaços de debates alargados, respondermos a estes três desafios, poderemos começar a reconstruir a ESPERANÇA !

José Carlos Albino
Messejana .

1 comentário:

  1. A Democracia foi destronada pela Plutocracia!
    Eu defendo o espirito dos tempos, vivencias sustentaveis.

    ResponderEliminar

 
Acessos: