segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CIVILIZAÇÃO, NOVA !

QUE NOVA CIVILIZAÇÃO ?

Penso ser consensual dizer que a nossa Época Civilizacional, gerada há quase dois Séculos, está a enterrar-se. Deu o que tinha a dar. Aguentou-se com “jogo de cintura”, mas sucumbiu no perspectivar de regenerações. O que vivemos é o acompanhamento do defunto à cova. Não deixar que apodreça é um contributo essencial. Talvez pela 1ª. vez, podemos, generalizadamente, assistir e interferir ao dealbar “Doutra Civilização”.
Tudo mudou muito, embora as novas realidades se comparem a problemas antigos. O que nos restou para caminhos com futuros, foi a generalização e alargamento de vivências democráticas. O capitalismo, de vitória em vitória, chegou à derrota final. Falido o sistema do Capitalismo Imperialista de Estado em Ditadura e esquecidas as experiências de “socialismo democrático” ensaiadas em várias partes do Globo, ficou um território árido para vivificar.
A Nova Civilização é exigência dum Novo Mundo, social e territorial, completamento distinto do que se foi desenvolvendo a partir da revolução industrial. Devemos, pois, responder às novas realidades sempre mutantes. A não bipolirização da estrutura social é uma realidade nova e profunda, que deseja novas formas de respirar. A Nova Civilização será construída pelas realidades sociais em movimento, geradoras de outras aspirações e desígnios.
A gravidez e o parto da Nova Civilização, pela 1ª. vez , terá “assistência médica”. Mas, será dolorosa. Assimilando os obstáculos e virtudes da nova estrutura sócio-territorial, poderemos caminhar para um tempo civilizacional com futuro e capacidade de superação das crises ambientais.
O consumismo desenfreado, enquanto objectivo de vida, é o principal inimigo a abater. A superação das conflitualidades clássicas na sociedade, é um desígnio essencial. A democracia, liberdades, cidadanias e empreendedorismos serão, inevitavelmente, o cimento da nova onda civilizacional.

Curioso, disponível e activo, interpelo-vos para, onde e como quer que seja, abraçarem a luta por um Mundo Sustentável. Sem tabus e preconceitos, poderemos influenciar os caminhos históricos em curso. A bem de relações saudáveis, sustentáveis e harmoniosas, deixo o desafio de prosseguirem as caminhadas para construirmos uma CIVILIZAÇÂO FUTURISTA !
NOVA CIVILIZAÇÃO, PRECISA-SE !

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: