sexta-feira, 1 de abril de 2011

MENTIRAS & VERDADE !

NO DIA DAS MENTIRAS,,,QUE VERDADES ?

A celebração do “1 de Abril”, dia das mentiras, despertou-me para me perguntar sobre o que é verdade, mentira e inverdades. E fiquei perplexo.
No actual “estado das coisas”, a primeira constatação foi o perceber a dificuldade da Comunicação Social em engendrarem a Mentira do Dia. Perante a gravidade da situação que vivemos e as sombras que tapam as realidades, é difícil fazer humor e produzir mentiras que nos espantem. As notícias correntes já são tão desconcertantes e geradoras de dúvidas, que é difícil explicitar mentiras óbvias.
Mas quando consideramos que os Poderes, aos mais diversos níveis e regiões, têm vivido de esconderem verdades óbvias e perigosas, fazendo a populações meterem “as cabeças na areia”, sentimos que as verdades e mentiras se confundem. No tempo do conhecimento global e da informação sobre tudo e todos, pretensamente reais, a maioria foi formatada para cenários de normalidade e de caminhos tranquilos.
Só as duras evidências dos bloqueamentos económicos, ecológicos e culturais que fizeram “desnudar os reis” e mostrarem o descalabro dos modelos do século XX, trouxeram à tona de água as complexas encruzilhadas dos tempos actuais. Hoje a verdade das mentiras já não colam com as realidades que nos entram pelas casas dentro. O folclore já não convence ninguém.
Embora os Mandantes que, na mentira, têm dominado a Cena Mundial tentem maquilhar o descalabro a que se chegou, o predador “bicho-homem”, entricheirado e com feridas expostas, clama por respostas reais que o façam acreditar na possibilidade de futuros de sobrevivência.
Só partindo das verdades do Mundo Actual e enterrando os milagres dos crescimentos imparáveis, que nos foram enganando, será possível trilhar os estreitos caminhos de salvação do Planeta. A supremacia da propaganda mentirosa, face às verdades das misérias e doenças sangrentas, tem que ser destruída e superada.
Que, ainda a tempo, a Verdade vença a Mentira, será a cultura que poderá vencer as mortes anunciadas e podermos ser portadores de futuros para as gerações vindouras.
“A História nos Julgará ! “

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: