segunda-feira, 11 de abril de 2011

Informação & Cultura

INFORMAÇÃO & CULTURA NA CRISE ACTUAL

Todos sabemos que vivemos a situação mais complexa e grave na nossa vida económica, financeira e política da Democracia conquistada no 25 de Abril de 1974. E esta complexidade é agravada pelos avanços que foram percorridos nestes 40 anos nas condições de vida das populações, de forma elevada e persistente, mas pouco sustentada. E quando se vai subindo uma escada de muitos degraus sem grande esforço, ter que descer rápida e precipitadamente é doloroso.
Esta síntese do que vivemos nas últimas décadas e na actualidade, que me parece consensual, não está assimilada pela generalidade da população portuguesa, particularmente das gerações jovens e de meia idade. Significa isto que os avanços económicos e sociais, não foram acompanhados pela disseminação de informação de qualidade e da cultura exigível no século XXI, particularmente nos domínios da economia, cidadania democrática, história e geografia.
Somos pouco cultos e persistimos ignorantes sobre matérias básicas nestes novos tempos de brutal globalização e de transformações profundas e vertiginosas. Direi que andamos atrás dos acontecimentos e só vamos vendo a poeira das mutações constantes. A menorização das questões ecológicas e territoriais nos nossos futuros, é um exemplo significativo.
Estas debilidades culturais complicam bastante a compreensão e superação das crises e encruzilhadas em que estamos mergulhados. O desconhecimento do como e porquê das coisas, impede a mobilização social indispensável às mudanças de modelos de vida e de paradigmas de futuros desejados e possíveis.
Uma “Campanha de Alfabetização ao Século XXI” é, pois, um desígnio e projecto que deve ser assumido pelas Lideranças Políticas, Económicas e Sociais de Portugal Todo.
Colocar a Cultura e Informação como pedras angulares do presente com futuros, é uma exigência !

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: