terça-feira, 12 de abril de 2011

?????????????

FILOSOFIAS & IDEOLOGIAS


Ao contrário do que generalizadamente é afirmado e defendido, considero que as Questões Filosóficas e Ideológicas não morreram. Antes, são hoje as Questões decisivas na procura de Novo Modelo Político, Económico e Social. Não querer ver isto, é a táctica das elites poderosas e gananciosas que querem que possa mudar muito, desde que tudo fique na mesma.
Estas Questões são tão mais importantes, quanto estamos perante o estado moribundo das Teses Filosóficas e Ideológicas que nos foram alimentando há mais de um Século. Moribundas, mas ainda portadoras de Ideias a serem reconstruídas.
Na Filosofia, as necessárias Teses Inovadoras terão que assentar no Casamento das Ciências com os Mistérios. A rotura entre Deus e Não-Deus “foi chão que deu uvas”. Defendemos um “Economismo” dos com e sem religião. As novas matérias essenciais a equacionar, entre outras, serão : - como salvaguardar o Planeta e a Humanidade?; - como casar Liberdades com Igualdades?; - que Paradigmas para as Felicidades das Gerações Jovens e Vindouras?; - que Territórios perante a globalização Global? .
Na Ideologia , perante a desactualização do confronto radical entre Capitalismo e Socialismo, será necessário reinventar Modelos Políticos, Económicos e Sociais que, superando os esgotados e caducos que dominaram o Mundo, equacionem e entrelacem Sustentabilidade, Coesão Social e Territorial. Bem Estar Económico e Cultural e democracia Global.

Para além dos Modelos, teremos que conceber e trilhar Novos Caminhos que, inovando processos e soluções organizacionais, nos conduzam a, passo a passo, irmos construindo e apurando os Modelos que idealizámos. Caminhos que indispensavelmente terão que assentar no Aprofundamento Democrático, no Desenvolvimento Cultural e na Ética da Solidariedade.
Precisamos, assim, que as comunidades Políticas, Científicas e Filosóficas se mobilizem para responder a estes decisivos desafios. Respostas que não serão do “tipo Coelho da Cartola”, antes Ideias e Processos em construção, aplicação e aprofundamento.
Novas Filosofias e Ideologias PRECISAM-SE !

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: