terça-feira, 19 de abril de 2011

Esquerdistas & Centristas - conclusão -

Esquerdismo VS/ Centrismo
Esta breve reflexão vem a propósito das posturas dos nossos Partidos face às negociações com a “Tróika” ( FMI – EU – BE ), para livrar Portugal da bancarrota, pelo menos no curto prazo.
Na direita das Direitas ( CDS ), mediu-se entre populismo e postura governamental, mas negoceia-se. O PS, naturalmente, negoceia e o PSD, embora tutibiante, vai negociando. Mas os “puros das esquerdas da Esquerda”, nem pensar sentar-se com os “abutres” do FMI/EU/BE…não se vergam aos novos imperialistas.
Temos o Esquerdismo ao seu mais drástico estilo e que, como dizia Lenine, é a “doença infantil do comunismo”. Hoje, essas posturas são inúteis e de fuga a quaisquer responsabilidades governamentais nos tempos presentes. Entrincheirados como “exército defensivo” de cenários e objectivos genéricos, não fundamentados nem sustentados, excluem-se do desenho das soluções, menos más para o Povo, que nos recoloquem num processo sustentado de progressos económicos , sociais e culturais.
O Centrismo, que muito se desenvolveu após a queda do “império soviético”, fundamenta-se nas novas sociedades, menos bipolares e com estrutura social muito diversificada e complexa. O Social a determinar a Política ! Tendo sido uma resposta, não constitui, em si, uma alternativa. Em Portugal o “Centro Esquerda” ( PS ) e o “Centro Direita” ( PSD ) precisam de se recentrar, na base de inovadoras posturas ideológicas, políticas e económicas, com visões bipolares, mas dialogáveis.
Para o domínio do Centrismo em Portugal, também muito contribui os Esquerdismos, com as suas posturas fora do tempo e fora da procura de soluções governativas progressistas, porque possíveis.
Em tempo de União de Todos os de “Boa Vontade” para “dobrar o cabo das tormentas”, é exigível profundas reflexões em Todos os Campos Políticos, geradoras de novas posturas e mensagens políticas.
Que 2012 nos traga renovações, com esperanças, são os meus votos e empenhos !

José Carlos Albino
Messejana .
19 / 04 / 2011

,,,,,,,to be continued……..

3 comentários:

  1. Ainda me hás-de explicar em que é que o PSD é "centro-direita", mas pronto. Centro esquerda, ainda podia concordar. Liberal nas políticas, concordava. Agora "centro-direita", em quê?
    Se me dissesses que PSD, tal como PS, nasceram para serem do género "catch them all", aí não podia estar mais de acordo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma achega: o único partido que nasceu como "centrista" foi, objectivamente, o CDS. Com uma matriz democrata-cristã (que na Alemanha foi essencial) o partido terá sido mais populista do que é hoje. Reconheça-se que o "PP" actualmente está em declínio para que vingue definitivamente o CDS democrata-cristão com preocupações sociais, ideais e projecto para o país. Mesmo que não se concorde com isso...

    Saudações messejanenses

    ResponderEliminar
  3. Caro Comendador !
    Ao longo dos anos e décadas, temos mudanças nas afirmações das direitas e esquerdas.
    Hoje a "Direita Mundial" está suportada no Neo-Liberalismo, que sacraliza o Mercado. Direi que é a defesa do modelo em curso, que já foi derrotado. Tb. a Direita anda à deriva. Como do "Lado Esquerdo", desejo uma Direita Renovada.
    A Democracia Cristã, fundada na Itália na luta contra a Ditadura de Mussolini, está desaparecida ou moribunda; infelizmente.
    Reafirmo que TODOS os "Campos Políticos" precisam de refundar ideologias, modelos políticos e económicos e Valores principais.
    Mudar, a sério, é indispensável !
    Porque temos um "Mundo Novo", finalmente de Este a Oeste e de Norte a Sul, precisamos de Novas Filosofias, fundadas nos patrimónios que nos chegaram ás mãos.
    ,,,ousadia, imaginação, reflexão e experimentação nos locais, EXIGEM-SE !

    ResponderEliminar

 
Acessos: