terça-feira, 5 de abril de 2011

,,a propósito do PS - congresso - coisas públicas,,,

Moção Sectorial ao XVII Congresso do Partido Socialista
( já aceite pela COC – em divulgação )
CUMPRIR A DEMOCRACIA PROGRESSISTA !

A fazer 4 décadas de Democracia, após 5 décadas de Ditadura Conservadora e Imobilista, sentimos e verificamos que o desígnio do Desenvolvimento equilibrado e sustentável do nosso País não está adquirido. Vivemos um momento de encruzilhadas, sem fim à vista.
Duas razões principais são de destacar. A fragilidade e conservadorismo do nosso Tecido Empresarial e os equívocos das Políticas Económicas Estatais. E a ainda ténue Cultura Cívica da maioria da População, que não vivificou uma Democracia Global e Adulta.
O Partido Socialista tem responsabilidades nos grandes avanços conseguidos, mas também, na ausência de processos de regeneração cívica e económica. As mudanças iniciadas e proclamadas, não se aprofundaram, nem foram persistentemente prosseguidas.
Nos tempos actuais da Grande Crise Global, depois de o PS ser Poder nos últimos 6 anos, é necessário que a resignação e descrença sejam entendidas e desafiadoras de movimentos construtivos de alternativas superadoras dos modelos que nos foram enganando.

Estes movimentos só poderão ser factores de progresso sustentado, se o PS for um Partido Activo na organização, na comunicação, na programação e nos exercícios dos Poderes nacional e locais. A capacidade de sermos o grande Agente duma “Nova Economia”, garante de novos e moderados ambientes sociais, está nas nossas mãos e é uma exigência para respondermos, mais uma vez, aos dilemas que as encruzilhadas civilizacionais, que nos tem consumido e agitado, de forma inovadora e realista.

Assim, numa postura construtiva, defendemos :
1. Que a Comissão Política Nacional eleita neste nosso Congresso, tenha uma Agenda activa e interveniente para as reflexões indispensáveis para uma Estratégia e Tácticas que vão construindo as Propostas e Intervenções que mobilizem o País-Todo para o Progresso Sustentado, o que exige Lideranças firmes e abertas.

2. Que aprendendo e renovando as lógicas positivas dos “Estados Gerais” e “Novas Fronteiras”, se dinamize um processo que leve à gestação do “Fórum XXI para a Democracia Progressista” ( 1. ), enquanto espaço e movimento de aglutinação e convergência da globalidade dos Cidadãos Activos que, das mais variadas formas, se vêm batendo pelo Aprofundamento Democrático e Desenvolvimento Sustentável, fundados na Equidade Social, na Ética Humanista, na Coesão Territorial, num Estado Social Moderno e numa Economia Mista baseada no Emprego, na Produção e na Ecologia.


3. Que o PS reforce e qualifique a sua Intervenção na Cena Internacional, promovendo a revitalização e clarificação da Internacional Socialista e um maior dinamismo do Grupo Socialista e Social Democrata Europeu e do Partido Socialista Europeu, porque as questões nacionais só na globalização alternativa encontrarão respostas. É indispensável novos modelos na Europa e no Mundo, que só os Democratas Progressistas poderão conceber e promover.

1ª Subscritor
José Carlos Coelho Albino
Militante 59379
( Delegado pela Secção de Aljustrel )
( Federação do Baixo Alentejo )
( 1. ) Esta designação sugerida, pode dar origem a outra com melhor força comunicacional e mais mobilizadora face aos objectivosenunciados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: