quinta-feira, 4 de novembro de 2010

,,,só Orçamento...?

PARA ALÉM DO ORÇAMENTO !

É indiscutível que o País precisa do Orçamento para 2011 aprovado e devidamente executado. Não poderia ser muito diferente do que foi apresentado pelo Governo, embora pudesse ter mais equidade na distribuição dos sacrifícios, nomeadamente cortando nas Remunerações e Reformas escandalosamente elevadíssimas. Esperemos pelas rectificações resultantes das aprovações na especialidade.
Mas, não menos importante, é a definição e implementação dum Plano de Reformas ousado e a vários níveis. Na Justiça, no Poder Democrático, no Modelo Económico e no Funcionamento da Administração Pública. O País exige Mudanças que façam com que os Cidadãos e suas Organizações voltem a confiar no Poder Político e na Democracia.
Mas estas necessárias Reformas têm que ser equacionadas e realizadas com a Participação e Mobilização da Sociedade Civil. Considero que o Reforço do Papel e Atribuições do Conselho Económico e Social – CES – é um caminho e postura que devem ser postos em prática. E estas Mudanças, devem, também, atravessar os diversos Partidos Políticos, numa lógica de maior participação, verdade, transparência, realismo, dignificação da política e responsabilidade; chega de politiquices!
Considerando a complexidade e importância dum Novo Modelo Económico, exige-se um processo que envolva Políticos e Técnicos que “inventem” novos paradigmas e formulações da Vida Económica e Social, no quadro da União Europeia. Tarefa árdua, mas indispensável!

Ousadia precisa-se, porque há Vida para Além do Orçamento !

José Carlos Albino
Messejana .

1 comentário:

  1. Porque há coisas mais importantes que o dinheiro... mas a verdade é que o euro é a alavanca para o desenvolvimento e muito necessário nos dias de hoje...para viver e sobreviver...

    e preciso ousadia e imaginação para viver e desenvolver!!!

    e acima de tudo sonhar e ser feliz
    :)

    Alda Silva

    ResponderEliminar

 
Acessos: