sábado, 27 de novembro de 2010

,,na AG teve ECO....partilho...é público !

A. G. da ANIMAR – 27/ Nov. / 2010

- Intervenção sobre o “Congresso” do Assoc. e Dem. Part. –

Como seria de esperar, face à linha orientadora e métodos dos principais promotores do “Congresso”- surdos e vanguardistas-, o dito Congresso foi um encontro de pouco mais de meia centena de Associações, sem real importância para os Associativismos em Portugal e, se não se reconhecer os fracassos, erros e divergências, será “um tiro nos pés” contra a Democracia Participativa.
A Animar, Rede Plural do Associativismo e Cidadania Activa para o Desenvolvimento Local, não deve embarcar nestes estreitos e ideológicos processos, para não correr o risco de se desmembrar. A actual situação exige rigor, espírito democrático, vistas largas e real mobilização de todos o que se revêem na necessidade de Associativismos Plurais e Activos, que fomentem, em parceria com outras instituições, processos de reais Democracias Participativas no nosso País.
Conclusões do “Congresso” que persistam em apenas reafirmar as ideias e propósitos dos Mandantes deste processo, esquecendo as reais realidades do processo e encontro de fim de semana, silenciando as várias posições divergentes e com diferentes propostas de acção, será um acto suicidário. Particularmente, no que respeita às relações com o Estado e Poderes Públicos, nacional e locais, que nos devem exigir humildade, verdade e realismo, a bem dos Associativismos e da Democracia Participativa, ainda embrionária.
Se a Animar alinhar em sancionar posições fora da realidade deste processo e evento, aderindo ao “cada vez mais do mesmo”, tomará um caminho de decadência e estreitamento que, a prazo, poderá esgotá-la.
Eu, como Associado, com muita tristeza e caso se tomar as decisões já referidas, terei que a abandonar para não ser conivente com dirigentes imbuídos das verdades absolutas e com direcções que nos diminuirão e fragilizarão.
Contudo, como não defendo “quanto pior, melhor”, nem sou de cruzar os braços, defendo e espero que a “Animar Total” saiba influenciar as Conclusões deste “Congresso”, no sentido de rever processos e linhas de orientação, para que, noutros moldes, se caminhe, com persistência, realismo, envolvimento de todos e combatividade inteligente, em direcção ao Reforço dos Associativismos e à promoção de Democracias Participativas por todo o Território Nacional.
Sabendo que não estou só nesta leitura e perspectivas futuras, apelo à clarividência dos Associados e Dirigentes para aproveitar o que de positivo realmente aconteceu nos debates realizados no processo e evento do referido “Congresso” e refundar um Novo e Inovador Caminho que nos conduza a um real e participado Congresso dos Associativismos, para a Democracia Participativa.
Na expectativa, espero o melhor e não pior !
Saudações Associativas !

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: