sábado, 20 de novembro de 2010

,,,PARTICIPAÇÃO....

PARTICIPAÇÕES OU “NõES” !

Nos últimos tempos participei em vários processos que apelam e desafiam à Participação dos Cidadãos. Todos necessários e com boas Intenções, mas uns mais que outros realmente participados.
O “Orçamento Participativo” lançado pela Câmara de Aljustrel, como 1º arranque dum Orçamento Municipal realmente participado, foi, apesar de insuficiências de comunicação, um exercício de envolvência dos Cidadãos do Concelho. Esperemos pelos resultados.
O “Congresso do Associativismo e Democracia Participativa”, na sua escassa mobilização, foi um alerta para que “não se ponham os carros à frente dos bois”, ou seja, definir ambições e posturas que se colem aos reais Associativismos que temos em Portugal. Esperemos que tenha sido “um ponto de passagem”, para “outras margens”.
Agora o lançamento da “Agenda. 21. Local. Aljustrel”, com o lema “Futuro para Todos!”, afirma uma exigência de forte mobilização e dever de Participação para, colectivamente, irmos realizando Acções, feitas Plano de Sustentabilidade, de Futuro, do Concelho, no quadro da região.
Estas exigências e necessidades, indispensáveis à construção de Acções realistas para o nosso presente e futuros de progresso social e cultural, desafiam TODOS os que pensam e querem um “Mundo Melhor”.
Partindo da nossa passividade, há que gerar uma provocação e desafio a todos os Cidadãos motivados, para que, na Participação Activa, gerem caminhos trilháveis e de futuro.
PARTICIPEMOS !!!

José Carlos Albino
Messejana .

2 comentários:

  1. Zé Carlos:
    Deixemos a fantasia e falemos das realidades.
    Espero fortemente que esses processos em Aljustrel corram bem, e consolidem hábitos e procedimentos que possam contribuir para a participação cidadã. Talvez possa ser até uma espécie de processo "exemplar"; a expressão não é feliz, mas a ideia é esta: isto dos orçamentos participativos e da agenda 21 tem dado azo a múltiplas mistificações, mas também já tem havido iniciativas positivas. A Câmara de Aljustrel tem aqui uma grande oportunidade, e não deve desperdiçá-la.
    Espero que tudo corra bem, vai dando notícia.
    Se permites, só 2 conselhos: cuidado com gráficos e quadros, com setas e etc, em cartazes, folhetos, etc, e não abusem dos powers-points, dêem algum espaço à espontaneidade.
    Abraço
    Miguel Teotónio Pereira, Marvão

    ResponderEliminar
  2. TOTALMENTE DE ACORDO !
    Vamos fazer por isso, de ser qs. exemplares, sendo claros e no terreno, com informalidade!
    aver vamos...
    Abrs.
    zc .

    ResponderEliminar

 
Acessos: