terça-feira, 16 de novembro de 2010

,,um Congresso Associativo ,em conclusão...hoje...

UM “CONGRESSO” ASSOCIATIVO, PARA A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

Conforme previsto realizou-se em Lisboa, no ISCTE, o referenciado Congresso do Associativismo e da Democracia Participativa, no passado fim de semana.
Como era previsível este Encontro teve uma participação limitada e afunilada, com apenas pouco mais de 200 pessoas, representando menos de 100 Associações. Os “princípios” e textos formatadores do “Congresso” não mobilizaram os reais Movimentos Associativos. As Intervenções da Assembleia de Abertura, uma Nacional, outra Estrangeira, acentuaram que este “Congresso” se destinava apenas a alguns “puros e duros”, quais verdadeiros protagonistas do Associativismo Cidadão.
Contudo, estando presente, considero que houve debates interessantes, demonstrações de pluralidade e expressão de posições contraditórias. Foram várias as intervenções que alertaram para o real estado dos Associativismos e da humildade que devia ser assumida pelo “congresso”.
Não foi um passo no escuro. Há condições para inverter os erros e relançar “outro caminho”que nos reconcilie com a realidade dos Associativismos, tb. os Cidadãos – organizações e colectivos que, associando Cidadãos, promovem a transformação social a bem das Comunidades em que se inserem.
Os equívocos sobre o que realmente somos nestes universos associativos, sobre o que é e como encarar o “Estado” e quais os princípios fundadores da Democracia Participativa, alimentaram debates, potencialmente, enriquecedores. A pluralidade de posições, contrastantes com o unanimismo dos Promotores, o consenso que este processo e “congresso” terão que ser um ponto da passagem para uma coisa Melhor e Maior, a assunção pelos Promotores que irão abrir, diversificadamente, a Coordenação deste Processo e umas realistas, prudentes e humildes Conclusões da dita Assembleia Deliberativa, dão-nos esperanças que um Caminho pode vir a ser percorrido com pluralidade e acção persistente.
Considero que as Iniciativas e Decisões que forem tomadas no próximo Mês, sem adiamentos, demonstrarão se temos espaço para “ caminhar, caminhando”. Esperando uma resposta positiva, tendo em conta a pluralidade de posições expressas no Encontro, por parte dos PROMOTORES sobre os futuros próximos, continuarei atento. disponível e activo.

Percebendo que a Democracia Participativa transcende e supera as Associações, apelando a instituições territoriais e à cidadania activa, estou com um sorriso de ESPERANÇA….!
- relato e opinião pessoal, subjectiva e desafiadora –

José Carlos Albino
Messejana .

1 comentário:

  1. As "realistas, prudentes e humildes Conclusões da dita Assembleia Deliberativa" são só para conhecimento "interno", porque estes "democrático-participativos" não se dão ao trabalho de utilizarem o "seu" blogue para as divulgar. A culpa deve ser dos meios de comunicação social "normais" que, distraídos com coisas de somenos importância, ignoraram por completo o "congresso". Com uma excepção: uma pequena notícia no PÚBLICO do passado dia 12 é reveladora do que, no meio de tanto palavreado, estava afinal em causa: é o DINHEIRO, estúpidos!
    Abraço
    Miguel Teotónio Pereira, Marvão

    ResponderEliminar

 
Acessos: