domingo, 10 de outubro de 2010

Realismo & Optimismo

REALIDADES,…REAIS !

Posso transparecer Optimismo, mas sou um real realista. Sei, e há muito, que perspectivo situações negras para a evolução do nosso Mundo. Tem sido claro que a situação mundial iria complicar-se e, no Ocidente, provocaria o fim do crescimento imparável do poder de compra da grande maioria. Nada disto se poderá passar sem conflitos, desgraças e confrontações radicais.
A actual Conjuntura, dura e complexa, vai prosseguir o seu caminho, sem melhorias visíveis. Vamos sentir dificuldades redobradas, florescendo sentimentos de angústia e perplexidade, quando estamos imbuídos do consumismo que nos envolveu e determinou, e nos vai fazendo esquecer os futuros da crianças e vindouros.
Esta visão a “preto e branco” da realidade que vivemos, não nos impede de trabalhar e lutar por gerarmos um Caminho, uma Direcção, que no médio e longo prazo nos reconduza a um processo de progresso e humanidade ao nível Mundial, mas, também obviamente, no nosso Portugal. O optimismo pode construir-se !
Mas, desde já, as Políticas e Medidas na Actualidade devem ser imbuídas de realismo, justiça social e com equidade. Há que começar já a concretização da diferenciação positiva nas políticas, em favor dos mais vulneráveis e desfavorecidos. Sempre com grande escrutínio e fiscalização da concretização das medidas concretas.
Com realismo, lanço-nos o desafio de começar a construir os alicerces dum Novo Modelo Económico, Social e Cultural, que supere o moribundo sistema do Consumismo, dos Impérios Financeiros e do Mercado feito Deus. Os adversários e inimigos desta Reforma Revolucionária são muitos e poderosos. Qualquer menosprezo dos obstáculos e boicotes, visíveis e subterrâneos, poderá ser fatal!
Realistas e Optimistas !

José Carlos Albino
Messejana .

1 comentário:

  1. Ó meu caro amigo Zé Carlos ! Se chineses , indianos , brasileiros e outros , como por exemplo os indonésios , te ouvissem ou lessem , diriam : este tipo possívelmente está num mundo errado ; então agora que "emergimos" , propõe mudanças radicais !?
    Entendes , Zé ?
    Olha , eu não sou adepto da "terra queimada" , mas ...
    Um abraço .

    ResponderEliminar

 
Acessos: