segunda-feira, 25 de outubro de 2010

mais com menos ....

MAIS COM MENOS !
Pois é ! O desafio que temos pela frente é Viver MAIS, com menos. Operação complexa e difícil, quando vimos de décadas e décadas em que fomos tendo cada vez MAIS. Mais Poder de Compra & Consumo!
E a busca da Felicidade foi equiparada ao aumento da conta bancária e do património privado das Pessoas e Famílias. Todos -quase - os que nasceram desde há quatro décadas, foram educados na lógica de cada vez terem e lutar por MAIS. Mais estatuto sócio económico.
Essa visão ilusória de crescimento infindável, ACABOU ! Não tem sustentação económica, financeira, ambiental, social e cultural. Tirando uma minoria poderosa, todos vão ter que descobrir e realizar Novos Modos de Vida, no quadro dum Novo Modelo Sócio-Económico à escala Mundial. Principalmente no Ocidente e Norte.
Esse Modelo, em muito, assentará na “máxima” “MAIS COM MENOS”. Mais qualidade, paz social, cultura, cidadania, lazer e convívio. Menos consumismo, arrogância, individualismo e vaidade.
Simples, mas complexo e difícil !
Saberemos fazer estas Invenções ? Tentemos !

José Carlos Albino
Messejana .

2 comentários:

  1. Mais com menos será provavelmente uma inevitabilidade, nas últimas décadas os povos ocidnetais têm esgotado a seu belo prazer os recursos naturais existentes no planeta sem que os demais povos despertassem para a escada de oportunidades da riqueza dos seus países. O aparecimento de novas potencialidades económicas no panorama global arrastaram a esperança de mais cidadãos atingirem, e colocar muitos outros na escada para um estilo de vida ocidental com a alteração de padrões de consumo primários - hábitos de higiene e saúde, boa nutrição e depois de padrões que elevem a qualidade de vida - desenvolvimento cultural e social, educação, transportes etc. É aquilo a que muitos chamam de uma planificação da economia mundial! Por isso, é imperativo ganharmos a capacidade de aproveitar os recursos naturais que temos e os que já importámos para a Europa ganhar independencia aos mais diversos níveis e nós podermos continuar a manter o nosso estilo de vida de "MAIS COM MENOS", contribuindo para que os restantes povos possam ter acesso aos demais recursos e prosperarem e fazerem do nosso mundo um mundo mais justo e igualitário.

    ResponderEliminar
  2. A proposta de S. Francisco de Assis está, hoje, talvez mais do que nunca, em cima da mesa.

    O desapego em relação aos bem materiais tornou-se, na actualidade, um acto de rebeldia contra as alterações sociais que o capitalismo, tal como o conhecemos, trouxe à realidade que vivemos.
    Mas, ao mesmo tempo que nos (o "nós" magestático) é difícil desprendermo-nos de tudo ou quase tudo o que é acessório e que é mundano, é bem verdade que podemos fazer mais com menos.
    Essa esperança devia ser semeada...
    Henrique

    ResponderEliminar

 
Acessos: