domingo, 4 de julho de 2010

ECONOMISTAS....????

HÁ ECONOMISTAS ?
Este escrito, decorre directamente da Entrevista de Freitas do Amaral ao Expresso, muito pertinente e sagaz. Mas que, para mim, se revela acutilante face às questões económicas.
De facto, quando F.A. refere “Onde andam os nossos brilhantes doutores em Economia? Ninguém fala da questão estrutural.”, depois de afirmar “ e a ( Crise ) que tem mais tempo e ninguém parece saber como se resolve, que é o esgotamento do nosso Modelo Económico.”, assinalando, ainda, “a crise de paradigma nos países de capitalismo avançado”.
Digo e escrevo “isto” há tempos, mas como desconhecido, não tem provocado grandes reflexões e debates. Talvez agora, com a voz de Personalidade Nacional e do Centro Político, se descortinem respostas dos doutos Economistas Políticos, da Macro Economia, sobre que alternativas para superarem o fracassado Modelo Económico Vigente.
De facto, exige-se estudo, reflexão e propostas de Teses & Caminhos, para vislumbrarmos futuros com desenvolvimento, bem-estar e sustentabilidade. Chega dos Afamados Economistas se dedicarem à análise e constatação das Conjunturas, tal como os Jornalistas e Comentaristas vão fazendo dia-a-dia.
Esta postura reclama estudo, imaginação e perspectivação de médio e longo prazo, que passará por caminhos complexos e tortuosos, que necessitam de coragem e ousadia dos Especialistas nestas questões. Os Economistas, admirados, serão a elite que precisamos? Esperemos, que sim!
Falando da Entrevista de Freitas, quero discordar da sua colagem à afirmação de Cavaco, de que vivemos uma “situação INSUESTENTÁVEL”, porque é uma expressão que é entendida como uma situação sem soluções, desesperada e bloqueada, que leva a posições de “deixar cair os braços”, porque não se perspectivam caminhos de futuros. A esperança, imaginação, determinação e ousadia são posturas que se exigem aos Economistas Investigadores de Sistemas e Modelos, bem como, aos Políticos Activos !
Esperemos…!

José Carlos Albino
Messejana .
bicada4 .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: