quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ignorâncias & Educação !

IGNORÃNCIAS !

A situação mais preocupante da Situação no Nosso País, tentando ver mais fundo, é o grande desconhecimento, da Maioria da População, de Informações, Regras, Análises e Condutas, básicas para uma Sociabilidade Assertiva, ou seja, para que tenhamos Comunidades Informadas e Motivadas para o exercício dos seus Direitos & Deveres.
A isto, de forma corrente, chama-se IGNORÂNCIA colectiva, duma maioria significativa, sobre “coisas básicas” de Vivências e Comportamentos numa lógica positiva. Quantos são os que sabem e exercem a sua Cidadania Esclarecida e Activa nas suas Famílias, Vizinhanças e Locais de Trabalho? Uma minoria activa, ou, uma maioria passiva!
Esta constatação, leva-nos a concluir que a EDUCAÇÃO PLURAL E CIDADÃ, é a principal Prioridade das Prioridades, para vislumbrarmos, a prazo, futuros de Qualidade & Sustentabilidade para nós e vindouros.
Isto, implica uma Aposta Transversal na Educação e Qualificação da(o)s Portugueses, o que cria responsabilidades e obrigações aos Poderes Democráticos, ao Aparelho de Estado e à Sociedade Civil e Intervenção Cívica.
Sendo, penso, uma Conclusão Consensual das diversas Organizações, Instituições, Movimentos e Comunidades, não é, efectivamente, levada a serio, face às Políticas & Comportamentos que Estado e Sociedade têm posto em prática, nos tempos actuais e passados, e perante as preocupações, desejos e perspectivas para as necessidades futuras.
Esperemos que o Combate à IGNORÂNCIA e a Batalha pela EDUCAÇÃO & QUALIFICAÇÃO sejam, finalmente, uma PRIORIDADE CENTRAL dos Poderes e Sociedades!

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: