sexta-feira, 9 de julho de 2010

RespostasPROGRESSISTAS !

DIRECÇÕES SOCIALISTAS ÀS CRISES !

Na senda do afirmado em “Portugal, precisa-se ! “, venho tentar clarificar ideias Progressistas para as Crises Profundas e Generalizadas que vivemos neste Planeta em que vamos existindo.
Em primeiro, assumir e tirar todas as conclusões de que o Modelo Capitalista do Pós-Guerra esgotou-se e não tem reforma. Estamos desafiados a “inventar” novas metodologias e paradigmas.
Internacionalizar o pensamento, iniciativas e propostas às Crises que nos batem à porta, no seio dos Movimentos Progressistas, particularmente na Internacional Socialista e Partido Socialista Europeu, enquanto Fóruns que devem liderar as novas Estratégias de Desenvolvimento Sustentável nos nossos mundos.
Em 3º.lugar, que o Novo Modelo terá que ser “Pós-Capitalista”, com preservação das Liberdades, Mercado e Estado Estratega, com vista a sustentabilidade, equidade e igualdade de oportunidades no processo de desenvolvimento, que mobilize a grande maioria das Populações para atitudes activas, propositivas, interventivas e positivas. Iniciativa Cidadã, na economia, sociedade e cultura, são necessárias “como de pão para a boca”, para reconstruir o Novo Modelo que tem que emergir.
Por último, que os Partidos Progressistas assumam o papel de “Agitadores das Águas”, colocando como ponto principal o vislumbrar e planificar um Novo Modelo de Desenvolvimento, sem Consumismo, Misto, Sustentável, com Qualidade, Saudável e Solidário.
As respostas sociais-democratas, como únicas possíveis para um rumo de Progresso Equilibrado ao Serviço das Pessoas, têm que ser de “pequenas grandes coisas”, geradoras de emprego, melhoria de qualidade de vida das populações, serviços de proximidade e comportamentos e comunicações assertivos e activos.
Perseverança, invenção, confiança, inovação sustentável e solidariedade são indispensáveis! Prossigamos esta DIRECÇÃO!

José Carlos Albino
MESSEJANA
Bicada4 . PORTUGAL, precisa-se !

Como noutras épocas históricas, mais recentes ou remotas, um “Levantamento Nacional” é imprescindível para Reencontrarmos a Direcção e Caminhos, que nos coloquem na senda dum Desenvolvimento Equilibrado, Sustentável e de Qualidade de Vida Saudável e Digna.
Nada conseguiremos se não houver uma Convergência Global entre os mais Diversos Actores, sociais, económicos e institucionais, à volta dum Programa de Longo Prazo, que nos projecte num “Mundo Novo”, com outros Modelos Económicos e Sociais.
Mas, hoje mais que dantes, Portugal é uma Nação completamente englobada nas Instituições, Economias e Sociedade Internacionais, Mundiais e, particularmente, Europeias. Nada poderemos fazer sozinhos ! As nossas opções têm que ser equacionadas e promovidas entre grandes Espaços Geográficos e Políticos.
Temos, pois, de reflectir para agir, com novas orientações estratégicas, aqui no nosso País, mas reforçando a nossa Presença Activa e Propositiva na Cena Europeia e Internacional, particularmente com PALOPs. e Países Latinos. Nunca esquecendo os Mares e as Terras que temos!
Este “Levantamento” tem que ser pela Positiva, por Alternativas e com realista Confiança. A Direcção terá que apontar para Modelos Pós-Capitalistas, com Liberdade, Mercado, Estado Estratega, Economias Mistas, Comunidades Activas e Intervencionistas e Cidadanias Activas.
Que todos os Responsáveis Institucionais, Económicos, Sociais e Culturais se mobilizem para, em conjunto, projectarem e realizarem um PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÀVEL E SOLIDÁRIO !

José Carlos Albino
Messejana .
bidsds

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: