quinta-feira, 23 de julho de 2009

CROMOSmessejana34

" O XICO PATO "

Meu colega de Escola, o Francisco Ferro Pato, também conhecido como "Xica",ou, "Pata", é uma Figura que se diferencia pela sua particular forma de Viver, o que o coloca como das Pessoas mais faladas, pelo espanto que gera na maioria da População da Terra.
Solteirão, vivendo sozinho à sua conta, na companhia de galinhas, cães, árvores, hortejo, gatos, coelhos, motocicletas e galináceos diversos, é desde há muito Trabalhador da Junta de Freguesia, tendo já desenvolvido variadas funções e actividades, sempre num ritmo próprio,pouco dado a pressas.
Mas uma coisa muito importante, foi a sua Estadia em Moçambique nos tempos do 25 de Abril, onde teve a oportunidade de conviver com as Comunidades Indígenas da região onde prestou um Serviço Militar muito liberal e em ambiente de Paz e Confraternização; foram tempos que o marcaram para toda a Vida!
Na sua forma bizarra de vestir e de se comportar em sociedade, onde se destaca as suas Danças acrobáticas e difíceis exercícios de Ginástica, que influenciaram várias gerações de Moços e Jovens que o imitavam.
Pessoa viajada na nossa região, onde é conhecido e respeitado, foi durante anos uma Figura em Vila Nova de Mil-Fontes, onde acariava quem precisasse de ajuda na alimentação e dormida e se dava com Estrangeiros à procura de vida agitada.
Hoje, já a caminho dos Sessenta, tem uma Vida mais calma, mas mantendo as suas especiais formas de estar, em que marca grande presença a relação com a "Mãe Natureza" e consequentes "Filosofias Verdes", que o levam a manter hábitos antigos já em desuso.
Que vá amadurecendo pelo Lado Certo da Vida, com saúde e boa disposição, são os votos deste velho amigo!

Zé Carlos
Messejana

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: