quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DEMOCRACIAS....

E, A DEMOCRACIA….?

Talvez seja incorrecto politicamente, questionar a Democracia. Seja. Mas é necessário começar por aí, porque é de escassez de participação e responsabilidade Democrática, que se fundamentam as Crises que vivemos.
A Democracia, na sua simplicidade de concepção, é “um osso duro de roer”, pelas exigências que transporta quando se quer praticar e desenvolver. Pelo seu idealismo realizável, é uma via difícil, exigente e complexa, para todos que a afirmam como Objectivo Político, Económico e Social. Constitui um Programa Político de longo prazo!
Se o afirmado é pacífico e consensual, a sua assumpção e realização é muito esquecida e desvalorizada. A escassez e diminuição da plena Democracia será o principal problema do nosso Regime. Diremos que, enquanto Objectivo Programático, é a ambição de todos os Progressistas.
Esta “simples” meta, exige muito de todos os que procuram vidas saudáveis, cultas, satisfatórias e ambiciosas. Nos tempos actuais, de crise de valores, deverá a DEMOCRACIA ser o tónico que deverá ser prosseguido e assumido com determinação e persistência.
Nunca esquecendo que, para além da Democracia Representativa que nos chama a Eleições de tempos a tempos, somos interpelados a exercer no dia-a-dia os nossos deveres e direitos como Cidadãos Activos, intervindo, propondo e reclamando, praticando a difícil Democracia Participativa.
MOBILIZEMO-NOS PARA A DEMOCRACIA !

José Carlos Albino
Messejana .

1 comentário:

  1. Concordo com o escrito e reforço a importância de defender a democracia, de a renovar com maior participação e de a estimular com uma cidadania mais consciente.

    No entanto, é preciso reconhecer: carecemos de responsabilidade colectiva, de interesse comum, de serviço público.

    Ou seja, para além do que descreves, é necessário valorizar o interesse geral sobre o individualismo que se acentua cada vez mais na sociedade. Não é só um defeito do nosso país, mas é um desafio que nos compete vencer.

    Passado tão pouco tempo de democracia é perigoso gerar tanta dúvida e incerteza.

    ResponderEliminar

 
Acessos: