sábado, 28 de agosto de 2010

,,,Ciências Humanas....

UNIVERSIDADE COM HUMANIDADES !

Há muito que considero que o Ensino Superior deverá integrar, nas diversas Ciências e Especialidades, o estudo de Ciências Sociais, transversais a todas as profissões que podem percorrer todos os licenciados.
Não teremos Profissionais competentes, técnica e socialmente, se não houver uma Educação Global, que incorpore as principais matérias das Ciências Humanas. São conhecimentos e atenções indispensáveis para termos Profissionais com consciência social e eficácia comunicativa.
Todas as Licenciaturas das nossas Universidades deverão incluir nos seus curriculuns, as disciplinas básicas das Ciências Humanas, particularmente nos domínios da Ciência Política, da Comunicação, da Geografia Humana e da Economia. São matérias indispensáveis para gerarmos Profissionais que construam percursos de progresso, solidários e de inovação.
A Política, porque é a Síntese das Ciências Humanas e factor de conquistar o discernimento sobre as realidades em mudança. A Comunicação, porque nada se consegue se não soubermos sermos claros e precisos na transmissão das nossas ideias e propostas. A Geografia, porque é essencial entendermos as nossas vidas nos diversos Territórios que nos envolvem. A Economia, nas suas noções básicas e fundamentais, porque constitui uma condicionante fundamental para gizar perspectivas futuras.
A deriva tecnocrática no ensino, já mostrou a sua falência e estreiteza para respondermos aos desafios que nos vão interpelando, e é algo que devemos superar e combater.
Só uma visão duma Educação Global e Humanista, no nosso Ensino Superior, poderá criar as Gerações que nos façam trilhar os caminhos com futuro.

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: