quarta-feira, 25 de agosto de 2010

,,,BATALHAS....

OPTIMISMO & DERROTISMO

Hoje confrontam-se posturas de sinal optimista e derrotista, que simplificam os cenários que temos pela frente. De facto, entre estas posturas há muitos tons de cinzento. Olhemos o assunto !
Sendo a Crise profunda e duradoura, que nos pode desanimar, é possível e necessário uma análise prospectiva e postura positivista. Conscientes das grandes dificuldades que o Mundo Actual nos proporcionam, temos que lutar por um Renascimento duma Civilização Humilde e Progressista.
Se o subestimar as dificuldades e perigos que vivemos, é um grave erro, não menos é cairmos em posturas derrotistas que nos levariam a sermos assistentes da queda para o precipício.
Esta confrontação de Princípios, tem provocado diferentes, contraditórias e antagónicas Posturas dos Agentes Políticos que nos habitam. Aparentemente, os Políticos jogam com visões a “preto e branco”. De facto, sabem que temos vários cinzentos e diversas portas de saída, mas são subjugados pelas conjunturas mediáticas e de disputa dos Poderes.
Sabendo dos grandes e difíceis Desafios que temos pela frente, acredito que se pode passar pela “Porta Estreita” da Sustentabilidade e defendo que nos devemos mobilizar para responder confiantemente por descobrir o Caminho do Possível Desenvolvimento dos nossos mundos.
Com realismo e postura optimista, que erradica os derrotismos, somos chamados a ter a coragem de, partindo de duras situações, provocar gentes activas e confiantes para construírem um “Novo Mundo”, que supere as falácias que nos enganaram durante décadas.
Sabendo que o crescimento imparável e o consumismo em permanente crescendo, são impossíveis e destruidores, temos que moderar as necessidades quantitativas e financeiras e apostar em modos de vida que, satisfazendo as necessidades básicas, valorizem os prazeres imateriais que estão à nossa mão, acreditando que a vida é um bem cultural!
Realismo e determinação exigem-se !!!!

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: