terça-feira, 17 de agosto de 2010

PorPortugalTODO !

INTERIOZAR O LITORAL !

A realidade de 80 % da População se concentrar na Faixa Litoral do País ( ..até 10 kms da Costa,,,) é algo que deriva da miopia dos “Senhores do Orgulhosamente Sós”, que esqueciam que éramos parte duma Peninsula, a Ibérica, que nos situavam no espaço Europeu como um vasto litoral.
Esta miopia foi, infelizmente, continuada no pós 25 de Abril o que levou a intensificar-se a concentração desordenada na Faixa Litoral, o que construiu um “País Inclinado”, que desertificou os Interiores e provocou intensivos e pobres Centos Urbanos, todos situados à beira do mar.
Hoje há que dizer “BASTA” ! Uma nova orientação do ordenamento e ocupação do Território tem que ser assumida, com coragem e determinação, a bem de Portugal Todo.
Esta indispensável política de Ordenamento Equilibrado e Sustentável, que deve usufruir das novas Acessibilidades reais e virtuais, tem que ultrapassar os velhos e erróneos caminhos da indispensabilidade de Grandes Concentrações Humanas e Empresariais para que haja Desenvolvimento para todos.
É necessário que os Poderes Políticos, Administrativos e Sociais se concentrem e cooperem para um Ordenamento Extensivo das Actividades Humanas em todo o Território, com os naturais Centros Urbanos que se desenvolveram no País.
Interiorizar os Litorais, responderá aos crescentes problemas das Maiores Urbes e às baixas densidades populacionais, que perdem Escala e capacidade de revitalização, e poderá perspectivar um Portugal mais coeso, ajustado e solidário no País, no quadro da Ibéria e da União Europeia.
Apostemos com vista largas e sabendo dar tempo ao tempo, noutro País que seja um novo modelo de ocupação da Globalidade do Território Nacional.

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: