quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ALDEIAS....!

ALDEIAS NO TERRITÓRIO

Perante os PROTs. - Planos Regionais de Ordenamento dos Territórios -, particularmente o do Alentejo, coloca-se a questão de que destino e ambição para as Aldeias e pequenas Vilas que povoam o nosso Território.
A concentração nos Centros Urbanos de maior dimensão e Cidades Médias, que se tem vindo a verificar, exige equacionar que papel é atribuído às Aldeias e Vilas não sedes de Concelho. Se tal necessidade é referida, parece que não lhe são dadas as condições para preservarmos as pequenas Urbes, indispensáveis à nossa Identidade de Ocupação do Território e equilibrado e ajustado povoamento das nossas Terras.
Considero que a valorização e defesa destas pequenas Urbes é indispensável à preservação do nosso Ordenamento do Território, que nos identifica e diferencia, pelo que são necessárias políticas voluntaristas de desenvolvimento destes vastos espaços. As novas e melhores formas de comunicação, reais e virtuais, facilitam e aconselham um ordenamento que não aposte na concentração e afulinamento nos Centros Urbanos, porque a história recente já demonstrou os problemas e tensões que tal provocam.
Numa lógica de sustentabilidade, equidade e melhor qualidade de vida, as Políticas e Orientações Estratégicas devem fomentar esta ocupação do Território, embora com a introdução das inovações e mudanças que os tempos actuais implicam.
Que os PROTs. e restantes Instrumentos de Planeamento, sejam factores de desenvolvimento e incremento da Reanimação das Comunidades Locais em Rede, a bem de ocupações dispersas, de sustentabilidade e positiva qualidade de vida, são os meus votos e iniciativas para construir um País com “Vistas Largas” e boas perspectivas de uma Nação em movimento e valorização constantes.
Viva as Aldeias de Portugal !
José Carlos Albino
Messejana
Bicada4 .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: