segunda-feira, 30 de novembro de 2009

asMicroEpequenasEmpresasNoIAPMEI!

Hoje, no "Público", saíu um Texto meu, com o Título acima referido.
Referindo que o IAPMEI, desde os primórdios do Pós-25 de Abril, é o Organismo Estatal para o Relacionamento e Apoio às Pequenas e Médias Empresas, as quais vão até 500 Trabalhadores. Mas, de escassos apesar de facto,só o realizou com as Médias e "Pequenas Grandes" Até hoje as Micro e a maioria das Pequenas Empresas, que representam mais de 90% do Tecido Empresarial Nacional, têm vivido "órfãs" no Relacionamento com o Estao, apesar de escassos Programas de Emprego e Formação .
Agora que, finalmente, as Micro passaram a fazer parte do Discurso da generalidade dos Partidos Políticos e mais mediáticas Organizações da Economia e da Sociedade, está na altura de "emendar a mão" e quebrar "paredes e vidros" e criar, no seio do IAPMEI, o Departamento das MPEs.( Micro e Pequenas Empresas ), que com elas se Relacione e encontre os Programas Apropriados, necessários e inovadores para o Robustecimento deste Segmento, com tanta relevância na Manutenção e Criação de Emprego .
Declaro que não é necessário nova Instituição. "apenas" um DEPARTAMENTO com os Meios Humanos Qualificados para a Comunicação e Incentivos às Centenas de Milhares de Micro e Pequenas Empresas que "povoam" o Todo do Território Nacional, e com assento na Administração do IAPMEI e com "tentáculos" em todos os Sectores/Clusters e em todos os Locais, muito por via de Contratualizações com a Sociedade Civil Organizada, particularmente com as Organizações e Empresa da Economia Social !
Haja "Vontade Política" e "Agilidade de Processos", que a Economia Nacional Agradece...!
Termino com um "Vivam as MPEs. ! ! ! " .

Zé Carlos
Messejana .

domingo, 29 de novembro de 2009

oPAÍS-PORTUGAL...?

Nos últimos tempos têm-se multiplicado as quase Sentenças de que Portugal vai morrer ou absorvido por um qualquer Polvo, pois a situação é catastrófica segundo a Coligação do PSD/BE/CDS/PCP e dos "fazedores de Opinião", que, cada vez mais,se especializaram em evidências de Crises Profundas, sem arriscarem um sopro duma direcção de Renascimento...!
Estes "radicalismos", apenas demonstrando falta de Coerência e Auto-Estima, vão cavando fossas nos Caminhos do Desenvolvimento, que há que inventar no dia-a-dia das nossas vidas e utopias, trilhos de pedra a pedra, cheias de pó e lama, por vezes...!
O DESAFIO que nos está colocado é Complexo, não uma simples situação de cosmética ou de fáceis caminhos, é o questionar do PARADIGMA de Futuro, que mobilize as Forças das Gerações Criativas e de Futuro...!
Somos poucos a pensar assim, pelo que está na hora de nos mobilizarmos com os nossos "vizinhos", para ajudar a construir um Portugal Novo, Melhor e Atraente para Todos !
Ao trabalho...? Força na verga, que seremos recompensados nos "Tempos Que Virão" !

Zé Carlos
Messejana .

ReflexõesDeDOMINGO...

Não se sabe muito bem porquê, mas os Domingos são portadores de sensações e sentimentos Específicos, entre a Melancolia e a Expectativa, provocando vivências particulares, de "nervoso miudinho"...!
Uma das "pancas" que dá, aponta para reflexões livres sobre a Vida e seus Caminhos...! Cá por dentro, sinto-me, "mediamente" bem, à espera de boas coisas ou novas, o que não significa obrigatoriamente um "mar de rosas"...!
Curtindo uma certa Solidão, que não dispensa ver Gente de quando em vez, medito sobre os futuros "palpáveis", tentando ver como influenciar trilhos mais apropriados a Um Futuro !
No meio dos Jornais de Fim-de-Semana e vendo Desportos na TV, vai-se matutando desordenadamente, a espaços e sem rédeas, diambolando nas várias Facetas da Minha Vida! Do Pai, ao Cidadão, ao Amigo, ao Profissional, ao Filho e Mano e de conviva dos Locais!
Por aqui me fico, esperando ter despertado questões nas Vossas Mentes e Sentidos, à procura dos Passos deste Domingo....!?!

Zé Carlos
Messejana .

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Novas:dentesPROCURAS

Cá estou, de volta ao vosso contacto, que não tem gerado Comentários, para dar conta de mim, por dentro e por fora...!
Voltei ontem, depois de ter "engolido" uma Dentadura, ver o meu Pai e ter, inesperadamente, feito duas noitadas, com "pessoal" do Bairro da Don Rodrigo, o que constituiu uma Novidade interessante. Cá por Messejana, fiz o controle da Informação disponível, do partido, da Animar, de Confraternizações e oportunidades profissionais, tendo posto actualizado a minha escrita, que me coloca perante um Futuro Próximo bastante activo e diversificado, o que, à partida, é bom...!
Todavia, o tardar de soluções de Trabalho regulares e a prazo médio, tem dominado as minhas preocupações e iniciativas, sem que tal me tenha paralisado, antes redobrei as minhas iniciativas em domínios diversos, de índole Cidadã, Associativa e Política ; sempre comunicando em vários ângulos e direcções, porque só da troca de informações, impressões e opiniões somos capazes de Crescer na Compreensão dos Devires...!
Vai-se Procurando, dia-a-dia e passo-a-passo, com a convicção que a persistência dará os seus Frutos...!

Zé Carlos
Messejana .

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

IdasAlisboa-dentesEpai!

Nas últimas semanas tenho feito uma Maratona, com Escalas, até Lisboa. Com o motivo imprescindível de Arranjar Dentadura, tenho conseguido estar com o meu Pai no Hospital, onde, mais uma vez, responde a Infecções que o vão atormentando, felizmente, com Lucidez e Conversação...!
Àmanhã partirei à procura de voltar com a Boca Refeita, espero que com boa adaptação e a poder comer um Bife na Portugália, com o paladar afinado.
São complexos os dias passados na Capital. Uma Casa móvel, gente ocupada,pessoas passantes e estranhos vazios...! A ver vamos, como serão as novas Estadias, sem pares de dias a inventar...!
Aguardo novas sobre o meu Futuro Próximo, na procura de responsabilidades profissionais, que me despejem o peito feito e a barriga, a modos, que grávida !
Até lá, ando com várias preocupações ao nível de responsabilidades associativas e políticas, procurando dar a minha Utilidade Social...!

Zé Carlos
Messejana .

NaSaídaDaCrise-ApostarNoINTERIOR

No passado 19.Nov. saiu um texto meu no "i", embora com vários cortes, nomeadamente no Título, que foi reduzido a "Apostar no Interior".
Afirmo que nesta etapa da Vida, em que a Crise Global cavalgou as deficiências da nossa Economia e Organização, é o Tempo adequado para MUDAR de Modelo de Desenvolvimento, ao nível sectorial, territorial, económico e ambientalmente. Nos escombros da Crise, há que aprender com os Erros e Virtudes passados e reestruturar profundamente o Tecido Económico e Social, o que exige a um profundo reestruturar do Ordenamento do Território do Todo Nacional( parte não publicada ).
Com esta perspectiva, considero que a Aposta nos Territórios do Interior é rentável, económica e ambientalmente. Embora não publicado, adendo que a actual Época das Auto-Estradas Virtuais, que globalmente unem os Locais, e de Comunicações Terrestres óptimas que estreitam Portugal Inteiro, são argumentos de peso na defesa na Aposta do Interior!
Por outro lado, o Interior pode ser considerado um "Território Virgem", onde opções inovadoras não se defrontam com velhos maus hábitos, antes estão sedentas de trabalhar nos projectos que apareçam...!
Esta Aposta exige a necessária especialização nos Sectores/Clusters adequados às nossas características e aos Tempos Vindouros, a saber : -turismo,serviços, software, indústria cultural, transformação Agro-Industrial e produção de Bens de Mais-Valias elevadas.
Nestes domínios, o Interior, por povoar, oferece condições ideais e ajuda a descongestionar e a desbloquear os Problemas das Metrópoles, reordenando de forma mais equilibrada o Conjunto do Território Nacional !
Termino questionando se...apostam ?

Zé Carlos
Messejana .

domingo, 15 de novembro de 2009

AniversárioPAI-92anos!

Hoje é dia alegre, pois o meu Pai já passou os 92, caminhando nos 93 . Embora no Hospital - Sta. Maria -, está bem disposto e Lúcido, preparado para uma nova viagem nesta "Bola Redonda", em que nos vamos equilibrando...!
É, para mim, um Exemplo de Luta pela Vida Activa, o que nos tem permitido o privilégio de com o Pai Conviver e Aprender...!
Com as visitas e presenças da Família e Amigos, vai poder recordar com Conforto o Aniversário dos Noventa e Dois.
Que se mantenha de "olho vivo" e coração aberto, são os Votos deste Filho que o ama!
PARABÉNS !

Zé Carlos
Messejana .

sábado, 14 de novembro de 2009

,,,esperando...!

Na minha rotina de Vida, tão Activa como me mobiliza e dá prazer, continuo sem ter Compromissos Profissionais que me "agarrem" e sejam geradores de Rendimentos Regulares, para o meu apertadissimo orçamento mensal.
Como tenho expectativas de arranjar Trabalhos nos próximos tempos, tendo em conta o meu saber fazer, testado em mais de trinta anos de acção e investigação, continuo calmamente à espera que a(s) maçã(s) caiam, um dia, na cabeça do esperançado.
Entretanto morreu a Filha ( 22 anos ), duma grande amiga, que destroçou a Família e Amigos. Realidades difíceis, que nos colocam, sempre, na "Corda Bamba da Vida", e em que somos interpelados sobre o Devir.
Na expectativa positiva, cá vou Vivendo...!

Zé Carlos
Messejana .

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

oDesfioDaReviravoltaNoBaixoAlentejo!

Na recentemente saída Revista "30 Dias", de Novembro, saiu um Artigo meu, com o Título acima referido, sublinhando as minhas Costelas Alentejanas.
Começo afirmando a Oportunidade Agora, para dar a volta ao decréscimo vivido no Baixo Alentejo, porque o "ambiente político" e renovações das Iniciativas Sustentáveis, Duradouras e Empreendedoras, são factores decisivos na Caminhada do Desenvolvimento Global e Múltiplo. E dou exemplos de muitas pequenas e micro empresas e de Organizações que, passo a passo, proliferam por todo o nosso Território em fase de Crescendo.
Constato que temos as Infraestruturas e apostas no "Interior", que criam as condições para renovarmos e multiplicarmos as Iniciativas Empreendedoras, privadas e sociais, que gerem Emprego e Riqueza, nos mais variados sectores e territórios que farão a Inovação e a Diversificação, para um Crescimento, em Contra-Ciclo, irmanado na indispensável solidariedade social e coesão territorial .
O desafio não é Eterno. Exige-se uma Acção Imediata de todos os Agentes Empreendedores, que mostre os Trilhos da Nova Caminhada para a Região, com especificidades e potencialidades renováveis neste Século.
O Modelo que temos que desbravar, tem que assentar na Diversidade e Multiplicidade das Iniciativas Empreendedoras, com uma visão do "Território Inteiro" ; com a Cooperação da Iniciativa Privada e do Empreendedorismo Social e Solidário,batalhando pela Justiça Social e por uma multiplicidades de "desenvolvimentos" micro-regionais, com capacidade de potenciar as suas Forças e Ambições..!
O Novo Quadro dos Poderes Locais, com alterações relevantes, nomeadamente na Assembleia dos Municípios do Baixo Alentejo, exige grande ambição e confiança nas Mais-Valias do Baixo Alentejo; deve-se apostar na paragem da "sangria" populacional e num Crescendo das Comunidades que farão um Baixo Alentejo em Desenvolvimento e Progresso Social !
Esta visão, só poderá sair vencedora, se a Maioria dos Cidadãos e das Sociedades forem activos e mobilizadores para potenciar as Energias do Baixo Alentejo.
Conclui-se que o que faz falta é "Mãos à Obra" da parte de Todos os Agentes e Actores do Desenvolvimento Local, de todo os Locais, acreditando que a nossa Sub-Região é um "Filão" por explorar e fazer Crescer !

Zé Carlos
Messejana .

aECONOMIAnoFuturoDePortugal-H.Lopes-Livro-

Entusiasmei-me com o Anúncio do Lançamento do Livro,superiormente Coordenado pelo Prof. Ernâni Lopes, com o Título acima referido e de sub-título "PORTUGAL DESAFIOS nos Alvores do Século XXI" . E no dia da sua saída lá o comprei e não estou nada arrependido, antes pelo contrário..!
Embora ainda vá a meio do estudo do Livro, já é uma conquista ganha, pela profundidade, amplitude e clareza do já lido, que me trouxe à Memória dois livros fundamentais na minha formação Política e Económica há quase 40 anos; são eles : - "Para onde vai a Economia Portuguesa" do saudoso Prof. Francisco Pereira de Moura e - "Pesar Portugal Hoje" do João Martins Pereira, que no arranque da década de 70 pontuaram na Oposição de Esquerda de milhares de activistas pela Liberdade, Democracia e Socialismo.
Voltando ao Livro em Apreço, direi que estamos perante uma Obra de grande folgo e deveras estimulante da nossa capacidade crítica e analítica, que realçando o Contributo da ECONOMIA na Vida das Populações e na Acção Política, não é um Texto em "Economês", pelo que acessível a leitores atentos, sem formação académica específica.
Pouco mais adiantarei, pois não quero quebrar a curiosidade de potenciais Leitores...! Apenas referir que as teses apresentadas estão devidamente sustentadas nas Realidades Vividas e clarificador quanto às diferenças entre Desejos, Objectivos, Medidas e Resultados Obtidos...!
Espero ter-vos aguçado para a Leitura ponderada do Livro, aguardando por reacções...!

Zé Carlos
Messejana .

CORRUPÇÃO:grande&Pequena!

Hoje no "Público", dia 11 no "i", saiu um texto meu, com o Título acima referido.
Constato que o Tema - corrupção - está na berra, porque há "Peixe Graúdo" envolvido nos processos mediáticos. Considero que estamos apenas a evidenciar a "Ponta de Iceberg", que pode conduzir a visão redutora da Matéria.
A corrupção existe onde a cultura dominante é corrupta, por via das condutas das Populações de diversos Países. Ou seja : a maioria das Pessoas aceita como natural que se corrompa ou seja corrompido e os "outros" são parvos...!
Isto, porque onde há um "Tubarão", há Cardumes de "Peixe Miúdo" que se alimentam à sua volta. E não há juízo moral das Comunidades e Sociedades, que penalize socialmente estas condutas perversas.
Se queremos combater, a sério, a corrupção, temos que ir ao fundo e à base da sua sustentação ; cultivando, do topo à base, uma Conduta civicamente responsável e honesta. E, isto, passa pelas Famílias, pela Escolas e pela grande "Escola da Vida", provendo condutas de Verdade !
Por todo o lado...!

Zé Carlos
Messejana .

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

RuasDaAMARGURA-filme-

Aproveitei a Ida Lisboa, para no tempo disponível, ir ao Cinema, ver o último Filme do Rui Simões, "Ruas da Amargura", que muito me agradou, na senda do "Deus,Pátria e Autoridade" e do "Bom Povo Português".
Antes de mais é bonito e correctamente interpelador, sobre matérias que são vividas por "Marginais" na Capital Lisboa, dos "sem abrigo", toxidependentes, ao alcoolismo e prostituição, feita de forma limpa e que dá uma visão não miserabilista de realidades complexas dos tempos de hoje.
Com uma Fotografia e Sons de grande qualidade, com actores formidáveis da "Vida Real", dá-nos Pistas para a estética e filosofia que poderão fazer um melhor mundo, com os Humanos que o Habitam
Salvo melhor avaliação, saí com o corpo, sentimentos e o belo aconchegados, atrevendo-me a aconselhar-vos a irem Ver estas "Ruas da Amargura", que nos podem ajudar a pensar qual o papel que devemos ter nas sociedades d"hoje e das suas transformações com novas Gerações actuantes e vindouras.
Das Ruas da Amargura até à Acção em prol duma melhor Sociedade, deixo-vos novo "convite" para "lerem" o filme recente de Rui Simões.

Zé Carlos :
Messejana .

domingo, 8 de novembro de 2009

,,,deVOLTA !

A vida continua na sua quietude,
Procurando devires mais quentes,
Atravessando os reais tocados e
Trilhado Caminhos de Pedra .

As incertezas invadem-nos as cabeças,
Enquanto as figurações nos mostram estradas,
Cheias de máquinas que nos fazem a vida,
Embrulhando os reais das vidas comuns .

Encosta-mo-nos aos prazeres correntes,
Sonhando episódios mais vibrantes e futuristas,
Enquanto o bicho do como e porquê,
Nos inquieta ma procura da DIRECÇÃO !


Zé Carlos
Messejana .

sábado, 7 de novembro de 2009

,,,estou...

A vida vai correndo com expectativas e dúvidas, com a convicção que o futuro será mais entusiasmante que o presente, um pouco empastelado e demagógico, pois considero que as Pessoas, em geral, estão mais ambientadas a um futuro com novas condições de vivências, com novos comportamentos e ambições, que superem o objectivo do crescimento infindável, fora da realidade futura.
Esta constatação, obriga quem quer um futuro mais agradável e solidário a procurar novas ambições, assentes em novos modelos de vida, em novos desejos e pretensões, que apostem na Qualidade e Satisfação dos viventes deste novo mundo.
Isto exige uma cambalhota nos modelos culturais que dominam as nossas cabeças, formatadas em valores exclusivamente materiais e monetários, procurando novos Paradigmas que iluminem os Caminhos dum Futuro, com mais felicidade e participação cívica !
Desafios difíceis e complexos, pois temos séculos que nos formataram em direcções sem futuros de longo prazo, antes integrantes de metas materiais de mais e mais posse e consumo em crescimento exponencial, logo imparável...!
No meu optimismo, acredito que, com grandes conflitualidades e perturbações, encontraremos um Caminho de sustentabilidade e progresso humano,em que os valores da Civilização preencham os desejos da maioria das populações e comunidades que fazem andar o Planeta .
Ambições complexas e difíceis, mas indispensáveis para um Mundo Melhor, em que a fraternidade seja um valor dominante...!
,,,a ver vamos....!

Zé Carlos
Messejana .

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

estouVIVO !

Estou de Volta...! Razões diversas deixaram-me silencioso perante os meus Leitores do bicada4., mas não vos esqueci...!
Nos seguimentos das Festas das Vitórias Eleitorais, tenho andado observador e na expectativa dos próximos tempos, com esperanças claras: nacionais, locais e pessoais ! Tenho confiança no Governo que tomou Posse, e que bem se apresentou no Parlamento, e nas Novas Lideranças do meu Concelho e Freguesia, que, certamente, vão pôr-nos nos Roteiros regionais e nacional!
Mas a saúde do meu Pai foi factor de menor disponibilidade e descontracção, que está a dez dias dos 92, e que muito ma cala no fundo das entranhas. Com consciência da situação, regozijo-me com ainda poder estar e falar com ele inteiro...!
Entretanto estou na rampa final de restabelecer uma dentadura, muito nova, que espero vir a ser motivo da satisfação, em várias facetas...!
Com tudo isto estive em Lisboa, onde tive um belo Almoço com o meu velho Amigo Carlos Gomes, dos tempos das Cooperativas, um encontro com a Amiga Guida e um cordial e amistoso Jantar com os Amigos Jajão e Pedro .
De volta à Terra, cá vou esperar que a vida me corra bem, vendo a minha Filha Mariana, e confraternizando calmamente bem com a "malta" do Concelho e Arredores, esperando, sempre, dias melhores...!

Zé Carlos
Messejana .

domingo, 1 de novembro de 2009

Festa2:jantar-CONFRATERNIZAÇÃO-Messejana-

Conforme previsto, realizou-se a Grande Confraternização da Vitória do PS na Câmara de Aljustrel, com um Jantar e Animação Cultural em Messejana, que abarrotou o Salão de Festas do Mercado Grossista, com mais de 700 Pessoas presentes, cheias de entusiasmo, alegria e confiança !
Foi uma Jornada inesquecível, que esta histórica Vitória de NELSON BRITO , "derrubando" 35 anos de Poder Absolutista do PCP, precisava e merecia !
Salientar as presenças do General Monge, Governador Civil de Beja. do ex-Ministro Manuel Pinho, do Cantor Paco Bandeira que, sem cantar, animou os corações dos presentes.
Tendo intervindo as personalidades referidas, com saudações e agradecimentos, o nosso Novo Presidente Nelson Brito tomou a palavra, em apoteose, onde reafirmou a certeza que, com Trabalho, Persistência e coragem, teremos um Concelho de Aljustrel, dento de dez anos, um Território e Gentes cheias de entusiasmo e com Vida Activa e Progressista...!
A meia- noite anunciou a despedida, que se foi prolongando com conversas animadas...!

Zé Carlos
Messejana .
 
Acessos: