segunda-feira, 23 de novembro de 2009

NaSaídaDaCrise-ApostarNoINTERIOR

No passado 19.Nov. saiu um texto meu no "i", embora com vários cortes, nomeadamente no Título, que foi reduzido a "Apostar no Interior".
Afirmo que nesta etapa da Vida, em que a Crise Global cavalgou as deficiências da nossa Economia e Organização, é o Tempo adequado para MUDAR de Modelo de Desenvolvimento, ao nível sectorial, territorial, económico e ambientalmente. Nos escombros da Crise, há que aprender com os Erros e Virtudes passados e reestruturar profundamente o Tecido Económico e Social, o que exige a um profundo reestruturar do Ordenamento do Território do Todo Nacional( parte não publicada ).
Com esta perspectiva, considero que a Aposta nos Territórios do Interior é rentável, económica e ambientalmente. Embora não publicado, adendo que a actual Época das Auto-Estradas Virtuais, que globalmente unem os Locais, e de Comunicações Terrestres óptimas que estreitam Portugal Inteiro, são argumentos de peso na defesa na Aposta do Interior!
Por outro lado, o Interior pode ser considerado um "Território Virgem", onde opções inovadoras não se defrontam com velhos maus hábitos, antes estão sedentas de trabalhar nos projectos que apareçam...!
Esta Aposta exige a necessária especialização nos Sectores/Clusters adequados às nossas características e aos Tempos Vindouros, a saber : -turismo,serviços, software, indústria cultural, transformação Agro-Industrial e produção de Bens de Mais-Valias elevadas.
Nestes domínios, o Interior, por povoar, oferece condições ideais e ajuda a descongestionar e a desbloquear os Problemas das Metrópoles, reordenando de forma mais equilibrada o Conjunto do Território Nacional !
Termino questionando se...apostam ?

Zé Carlos
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: