terça-feira, 14 de setembro de 2010

CidadaniaEUROPEIA

CIDADÃOS EUROPEUS : COMO ?
É do conhecimento público que o Programa ERASMUS, multiplicando intercâmbios ente Jovens Estudantes de toda a União Europeia ( EU ) tem sido das medidas mais positivas para virmos a ter uma Cidadania Europeia.
Mas temos outros, com SVE – Serviço Voluntário Europeu - , que tem apostado no Intercâmbio de Jovens que solidariamente querem intervir noutros Territórios dos diversos Países da “Grande Europa”. São experiências e intervenções correctamente focadas nos Jovens, mas que devem ser alargados e focados em todas as Gerações que fazem a UE.
Defensor duma Cidadania Europeia, que construa uma real postura Europeia das diferenciadas Populações, aposto em Programas que, bebendo, alargando e aprofundando o ERASMUS e SVE, provoquem relações fraternas e sentidas entre as diferentes Gentes que esta nossa Europa.
Só assim passaremos duma UE de Estados e Regiões, para uma Europa de verdadeiros Cidadãos Europeus, que gerará uma Solidariedade Social e Cultural e construirá uma Comunidade Europeia Unida, que com as suas naturais diferenças, se afirme na Cena Mundial como factor de desenvolvimento, sustentabilidade e humanismo.
Quebrando fronteiras e entrelaçando Línguas, estes novos e mais vastos Programas farão a ambicionada Europa de Cidadãos Europeus!

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: