terça-feira, 21 de setembro de 2010

República&Ditadura....

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

No rescaldo duma Tertúlia sobre o Centenário da República, da CM de Aljustrel com historiadores, considero necessário reflectir sobre o nascimento e queda da 1ª República.
Parece claro que a Monarquia estava moribunda e os ideais laicos e republicanos eram maioritários nas elites urbanas. A revolta, feita revolução, com o apoio das massas populares, foi vitoriosa nas Cidades.
Mas é nossa convicção que o nascimento da República prosseguiu dois desvios, que vieram a ser factores da sua destruição. A não Democratização Geral do Regime e o afastamento ou ignorância do Mundo Rural Católico e das Classes Populares e Médias.
Vivemos com uma classe política urbana, burguesa e elitista, afastada das realidades do todo nacional e enlaçadas em querelas politiqueiras. O sonho Democrático da implantação da República foi desvanecendo. A tentação da participação na I Guerra Mundial, consumada, trouxe a morte a muitos lares portugueses e um nosso maior declínio.
A esburacada Democracia, a ausência de Medidas de apoio às Classes Populares, o definhamento dos Partidos Políticos e a ausência de Políticas de Fomento da Economia e Sociedade, criaram a argamassa para a destruição da República do 5 de Outubro.
A generalização da Educação, o fomento do Associativismo e Cultura, as Liberdades permitidas e a descentralização dos Poderes, não foram suficientes e profundos para defender os ideários Republicanos e Democráticos.
Não obstante a voz de democratas de esquerda, como os “ da Seara Nova”, a Ditadura foi o remédio para a estagnação e declínio da I República desgovernada.

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: