quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estado&Sociedade

“Mão visível” : Estado & Sociedade

Surge este texto à conta do excelente Artigo de João Rodrigues – “ Só há mão visível” -, publicado a 27/Set..
Combatendo a postura de resignação de, sem mudar de caminho e modelo, termos que nos restringir, enquanto Estado, a controlar o défice e as contas públicas e à pretensa “mão invisível do Mercado” milagreira, avança com pistas de intervenção.
Concordando com elas, vou expressá-las à minha maneira - sintética.
A “Mão Visível”, a única existente, é o Estado e a Sociedade Organizada. Complementam e acompanham a Economia Real, com as suas Empresas e Organizações dos mais diversos, tipos e feitios. Sendo que há uns autoproclamados “comandantes”, que são os impérios financeiros.
Ao Estado, com visão estratégica, compete contribuir para a solidariedade social, territorial e cultural e “promover a transformação estrutural da economia”, com “uma política que proteja e apoie os sectores nacionais inovadores e de maior valor acrescentado” ( J.P. ). Esta uma “Mão Visível” !
À Sociedade Organizada, com espírito de cooperação alargada, compete mobilizar as suas bases societárias, que se espalham diferenciadamente por todo o Território Nacional, para mover a qualificação individual e organizacional e prestar os serviços de qualidade e ser parceira na construção do País Moderno, Solidário e Culto que ambicionamos. Esta a outra “Mão Visível”!
Mudemos de caminho e direcção, enquanto é tempo, casando Estado, Sociedade Organizada, Economia e Ambiente. Vale a pena !

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: