domingo, 5 de setembro de 2010

RUPTURAS...!

MUDAR…..MUDANDO…?

Claro que o nosso Planeta vai girando e muda as vidas de quem o habita! Mas, muda, mudando de trajectória, ou persistindo na direcção que nos aproxima do funil do descalabro ?
Mudar, é buscar outro rumo. Mudar, é ver gentes mudando comportamentos malévolos, em posturas civilizadas. Mudar, exige “golpes de rins” face ao que há décadas vimos vivendo.
Para tal é necessário novas gerações sedentas de justiça, sustentabilidade e solidariedade. As que vão governando os nossos mundos, podem fechar ou abrir portas, mas não conseguem a “cambalhota” indispensável que vislumbre paz e felicidade.
Estamos perante tarefas árduas, complexas e muito difíceis. Os Agentes Educativos, em sentido lato, não têm demonstrado vontade e capacidade para tal missão! Só um “grito de revolta positivo” dos jovens e vindouros, poderá fazer acontecer as mudanças em direcção à salvação do planeta.
Esta constatação, penso que indiscutível, só será possível se as actuais gerações com responsabilidades no comando dos países e sociedades, forem capazes de rupturas com as posturas e condutas que vêm praticando. Necessitamos de Lideranças Novas e Renovadas, que tenham a coragem de desbravar nonos caminhos, posturas e direcções, com vista a criar as condições de êxito às gerações vindouras.
A saída é estreita e pedrogosa, mas está nas nossas mãos, se soubermos reconhecer as realidades actuais e ousarmos sermos profundamente criativos !
MUDEMOS !

José Carlos Albino
Messejana .

2 comentários:

  1. O que mais me constrange no meio de todo o caminha de ruptura desenhado e prespectivado e no qual acredito, ou pelo menos prefiro acreditar e procurar tendo em conta os problemas com que nos confrontamos nos dias de hoje e que são uma gota de água no oceano do sofrimento, da fome, pobreza e miséria a nível mundial, é que não temos tido a coragem suficiente nem a força para conseguirmos dar a volta e implementar o novo caminho que os outros têm para manterem e conservarem os problemas. Vejamos por exemplo o quadro que as sondagens apontam para as Presidenciais e para as legislativas (caso fossem agora), veja-se a Europa dominada pelos costumes e conservadorismos responsáveis pelos problemas de hoje e com o qual o povo Português resolveu casar nas últimas Europeias. Enfim... queremos tanta mudança, temos tantos problemas e há uma necessidade enorme de trilhar novos caminhos que chega a parecer que na verdade tudo está bem como está... que não percamos a esperança e o acrditar é o que nos vai valendo!

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos,
    As mudanças acontecem todos os dias.
    Não é propriamente necessário um conjunto de opiniões pessoais para que elas aconteçam.
    As mudanças não têm que ser forçadas, mas sim sentida a sua necessidade.
    Quando as pessoas (na sua maioria) sentem que é necessário mudar, a mudança ocorre. Não esquecer também que a mudança começa em nós... Nas nossas atitudes e comportamentos.
    Quando falo de comportamentos, talvez seja a componente da mudança mais difícil de colocar em prática.
    Será que nós, que dizemos todas estas verdades absolutas, estamos na disposição de nos comportarmos de forma diferente? Será que nos deixam comportar de forma diferente?

    Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar

 
Acessos: