sábado, 21 de maio de 2011

Política & Cultura !

POLÍTICA & CULTURA

Ao fim de quase quatro décadas de Democracia, tempo escasso face à maioria dos Países ocidentais, a Intervenção Política tem vindo a ser desvalorizada e até denegrida. E tal não passa só pelos Partidos Políticos, pois tem vindo a afectar as Organizações da Sociedade Civil que ousaram desenvolver Iniciativas Socio-Políticas nos seus territórios. As visões ditas pragmáticas tem matado a inovação social, económica e democrática.
Considero que tal se deve, fundamentalmente, a um défice de Cultura na maioria dos cidadãos que fazem o nosso País. A histórica escassa educação em matérias essenciais para vivermos civilizadamente, conjugada com a “incultura” do consumismo e do império do dinheiro das últimas décadas, têm gerado uma incapacidade para responder aos complexos desafios do nosso século XXI.
Que a Crise Civilizacional actual, provocada pela falência dos valores fundadores do capitalismo desregulado, nos bata nas nossas consciências e sentimentos para reinventarmos novos e estimulantes Modos de Vida, fundados em Valores e Culturas Humanistas respeitadores da Solidariedade e da Mãe Natureza, será o caminho que nos deve orientar e mobilizar.
Caminho que exige uma Intervenção Política da Cidadania Activa, baseada numa Cultura de Participação Responsável através de múltiplas formas organizativas, que valorize a satisfação das necessidades básicas do Presente e do Futuro das gerações vindouras.
Façamo-nos, então, ao Caminho !

José Carlos Albino
Messejana .

1 comentário:

  1. Erradicar a pobreza extrema ,como forma natural e cultural para bem se viver em armonia e sociedade .

    ResponderEliminar

 
Acessos: