sexta-feira, 27 de maio de 2011

COMPROMISSO HISTÓRICO - uma reflexão -

COMPROMISSO HISTÓRICO - uma exigência !
Inspirado na Alternativa Política defendida pelo Eurocomunista Berlinguer na Itália dos anos 70 do século passado, que propunha uma Aliança Governativa entre o Partido Comunista e o Partido Democrata Cristão na base dum Programa Comum fundado na concretização duma Democracia Progressista, considero que a encruzilhada civilizacional que vivemos exige um COMPROMISSO HISTÓRICO entre todas as Forças Políticas e Sociais que se revejam no objectivo de construir um Progresso Sustentável, com Aprofundamento da Democracia.
De referir que este inovador projecto político abalou o “estado das coisas” em Itália e na Europa Comunitária, tendo levado ao assassinato de Aldo Moro, Presidente da Democracia Cristã, que se mostrava favorável a compartilhar o “Compromisso Histórico”. Os defensores dos interesses instalados sentiram-se ameaçados e mostraram e usaram as suas garras.
Mas o que considero mais relevante neste Projecto Político foi, nessa época histórica, gerar compromisso político a partir das convergências dos amplos segmentos sociais que, até aí minorizados e esquecidos, desejavam ser os protagonistas do futuro. E os dirigentes políticos que tinham estado unidos contra o Fascismo de Mussolini e representavam a esmagadora maioria dos Movimentos Sindicais, Empresariais e Cooperativos que buscavam progresso com justiça e em democracia, abandonaram sectarismos ideológicos e uniram-se no essencial. Aceitando que os confrontos de posturas e propostas gerariam inovadores projectos de progresso económico, social e cultural, com alargados suportes sociais e políticos.
No presente, em Portugal e na Europa, defendo que se deve assumir as linhas fundadoras do “Compromisso Histórico”, a bem do Progresso possível e sustentável que, com renovação democrática, nos recoloquem na esperança dum MUNDO MELHOR.
Ousadia, imaginação e combate, exigem-se!

José Carlos Albino
Messejana .

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Acessos: